Aconteceu na tarde de sexta-feira, 29 de novembro, o enchimento do lago, do canal e do túnel adutor da PCH Linha Onze Oeste, usina que está em etapa final de construção no município de Coronel Barros. O trabalho aconteceu às 14 horas, quando foram retiradas as ensecadeiras que separavam o leito do rio do acesso ao túnel e da minicentral. A ação foi acompanhada por diretores, engenheiros e técnicos responsáveis pela obra e também pelos conselheiros da Cooperativa que se dirigiram ao local após reunião realizada no pavilhão social da comunidade da Linha Onze. Também contou com o acompanhamento técnico da empresa Ambiverse Desenvolver Engenharia e Meio Ambiente, que fez o monitoramento da fauna íctica.

A desmobilização da ensecadeira foi realizada após a emissão pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) da autorização para testes pré-operacionais, da PCH Linha Onze Oeste, incluindo os equipamentos da Minicentral e da Casa de Máquinas Principal. “Esta é mais uma etapa vencida desse importante empreendimento que ganha formas finais e que, em breve, passará a gerar energia, definitivamente”, comemora o presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli. Os testes nesse momento iniciam na Minicentral Hidrelétrica, anexa à comporta de fundo, já concluída e que recebe quatro turbogeradores, já instalados.

Na Casa de Máquina, apesar dos testes já autorizados, há a necessidade de aguardar a conclusão das instalações eletromecânicas, incluindo a concretagem da tubulação forçada das turbinas, a instalação dos geradores e dos quadros de comando, para posterior sincronização. Toda a estrutura física do empreendimento está terminada, restando a conclusão da subestação elevadora. Após a realização dos testes a Cooperativa estará apta a solicitar a Licença de Operação Ambiental e Comercial junto aos órgãos competentes.