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Teve início em Ijuí a obra de duplicação da BR-285, num trecho de mais de dez quilômetros, que se estende da Polícia Rodoviária federal até o aeroporto. Os trabalhos iniciaram pela drenagem lateral da via na região do cruzamento entre a BR-285 e a ERS-342. A construção das paralelas vai exigir também investimentos por parte da Ceriluz.

Para permitir a construção das novas pistas de rodagem a Cooperativa vai precisar fazer o deslocamento do traçado da rede de distribuição trifásica que se estende paralela a rodovia. As obras relativas à rede serão realizadas em etapas, conforme o andamento dos trabalhos de duplicação da rodovia. No total a Ceriluz deve alterar 9,5 quilômetros de redes até o final da obra de duplicação, praticamente toda a extensão da estrada alterada, que inclui vários viadutos e pontes. De acordo com Rogerio Kamphorst, engenheiro eletricista responsável pelo Setor de Construção e Manutenção de Redes da Ceriluz, os trabalhos precisam ser realizados em conjunto devido as alterações de nivelamento de solo. “Atualmente estão sendo feitas adequações na rede existente e, posteriormente, será dará a construção da rede definitiva, quando também será aumentada a capacidade da linha de distribuição”, afirma Rogério. Além da alteração de traçado a rede definitiva passará a ser compacta, ou seja, constituída por condutores cobertos e separadores losangulares, em substituição do modelo de montagem convencional, composto por rede nua. A rede trifásica ainda passará de uma capacidade de 06 Megavolt-ampère (MVA) para 14MVA, melhorando o fornecimento de energia nos municípios de Ijuí, Bozano, Augusto Pestana, Jóia e Coronel Barros, que são alimentados por ela.

Para a execução das obras previstas serão realizados desligamentos programados, previamente divulgados. Dois desses desligamentos nessa semana. O primeiro deles, foi hoje, segunda-feira, 23, na área do trevo que dá acesso a ERS-342.  Já o segundo será realizado na sexta-feira, 27, nas proximidades da travessia da ponte férrea. A cooperativa, contudo, está realizando manobras para evitar longos períodos de falta de energia às empresas estabelecidas no local. “Serão realizadas manobras, sempre que possível, entre as subestações Ijuí-1 e Ceriluz-3, para mitigar as interrupções de fornecimento de energia aos consumidores”, explica Rogério.

O presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, salienta que como qualquer obra, a duplicação da BR-285 trará muitos desafios à população local e regional, mas que é indispensável. “Há muito tempo aguardávamos pela execução das obras das paralelas, e enfim, elas iniciaram. É um desafio para a Cooperativa também, que terá que deslocar uma importante rede, arcando com custos, mas também fazendo investimentos. Temos a certeza, no entanto, que é uma obra que virá ao nosso encontro promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, avalia Guilherme. Conforme o DNIT, as obras têm prazo de três anos para execução.