Aconteceu nesta terça-feira, 10 de setembro, a segunda etapa do Projeto Água Viva, iniciativa da Ceriluz, em parceria com a Unijuí e JS Florestal, que foca na preservação de nascentes através de ações de recuperação e na educação ambiental de crianças e jovens de escolas da região.

Aproximadamente 125 alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas 06 de Agosto, Santana e 24 de Fevereiro, de Ijuí, Euzébio de Queiroz e Marcelino Champagnat, de Catuípe, realizaram visita prática a uma nascente preservada na Vila Floresta, interior de Ijuí, pertencente à família de Celso e Jane Buzetto. O local é mantido pela família em parceria com a escola Giovana Margarita, de Floresta, que utiliza o local como espaço didático. O objetivo foi compreenderem na prática todo o ciclo da água e a importância da proteção vegetal das Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

A ação contou com participação do coordenador do Projeto Água Viva, Romeu de Jesus, e do proprietário da área, Celso Buzetto. As orientações técnicas foram repassadas pela engenheira química e mestra em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Márcia Sostmeyer Jung, e pelo engenheiro florestal, Jorge Schirmer.

Durante o mês de junho todas as escolas já haviam sido visitadas para uma palestra sobre o ciclo da água e a necessidade de sua preservação. Haverá uma terceira etapa onde os estudantes participarão de visita a Pequena Central Hidrelétrica Ijuí Centenária, quando conhecerão o uso específico da água na geração de energia e participarão de oficinas com experiências de análise da água e acompanhamento da fauna microscópica das nascentes, classificados como macroinvertebrados bentônicos, que são essenciais para o ciclo da vida.

O Projeto Água Viva iniciou em 2021, quando a Ceriluz reuniu uma rede de associados da Cooperativa e promoveu ações de recuperação e proteção de oito nascentes, a partir do plantio de mais de 10,8 mil mudas nativas em Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Seiscentas dessas mudas nativas foram plantadas na área visitada hoje.