O usuário de internet, seja ele da Ceriluz ou de qualquer outro provedor, precisa ficar atento aos equipamentos que usa em casa para ter o melhor aproveitamento da demanda contratada. Dispositivos de qualidade duvidosa ou defasados podem comprometer a experiência de navegação, download ou upload de arquivos, no seu dia a dia.

Atenção especial para o equipamento roteador. “Hoje o sinal wifi é um ponto crítico da rede e é um grande desafio, acredito que para todos os provedores, porque ele acaba gerando muitas variáveis na utilização e que o usuário precisa dar atenção”, afirma Renan Sausen, coordenador técnico do Setor de Internet da Ceriluz. Um roteador inadequado pode proporcionar uma experiência de uso da internet ruim, não atendendo a demanda crescente proporcionada por aparelhos conectados, para uso de redes sociais ou consumo de serviços de streaming de áudio e vídeo, por exemplo. A posição do roteador na casa também é um fator crucial que pode interferir na qualidade da conexão, afetando o alcance e desempenho do sinal simplesmente com base em sua localização. Havendo obstáculos como paredes, portas ou móveis, pode haver prejuízos na entrega do sinal. Além disso, é preciso se considerar o limite de distância do sinal que o roteador consegue emitir, que pode inclusive, ser reduzido devido aos obstáculos que interferem no sinal. 

Além do roteador, os próprios equipamentos receptores do sinal, como televisores, celulares ou computadores mais antigos, podem não responder à capacidade de internet contratada, resultando em travamento das imagens, quedas de conexão, demora em uploads ou downloads de arquivos e a consequente insatisfação por parte dos usuários. “O tempo todo os serviços de streamings aumentam a qualidade da mídia que oferecem e aos poucos a gente vai precisando mais e mais internet. Só que às vezes, a gente contrata um plano de internet melhor, instala um roteador melhor, mas chega um ponto que o nosso equipamento não consegue mais processar aquilo tudo”, avalia Sausen. Ele indica, ao ter problemas no carregamento dos sites e streamings preferidos, fazer testes usando diversos equipamentos para carregar a mesma mídia. Persistindo as dificuldades, contatar seu provedor para que as equipes possam avaliar e solucionar o problema.

Saiba mais sobre o caminho que a internet percorre até chegar na sua casa e as principais variáveis que podem comprometer sua qualidade, no Informativo Ceriluz dessa semana, onde apresentamos uma entrevista completa com Renan Sausen. Acesse AQUI.