É com grande satisfação que me dirijo a todos vocês em nome da Ceriluz Geração para compartilhar algumas novidades e desafios que enfrentamos no decorrer do ano que passou. Em especial, gostaria de destacar a significativa empreitada da construção da PCH Linha Onze, localizada em Coronel Barros, que assim que concluída, irá se tornar a maior usina do Cooperativismo brasileiro.
Este empreendimento, embora desafiador, representa um marco extraordinário em nossa trajetória. Enfrentamos, ao longo do segundo semestre, condições climáticas imprevisíveis, com grandes volumes de chuvas. Esses eventos, por um lado, contribuíram para a geração de energia nas usinas já em operação, mas, por outro, impuseram desafios logísticos e operacionais às nossas equipes. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os envolvidos, que têm demonstrado comprometimento e habilidade para superar esses obstáculos.
É com orgulho também que compartilho outro marco histórico alcançado com a coparticipação das cooperativas Ceriluz Geração e Ceriluz Distribuição. A inserção da energia da CGH Augusto Pestana - empreendimento concluído nesse ano - no sistema como Geração Distribuída (GD) o que não apenas fortaleceu nossa matriz energética, mas também contribuiu para a redução das tarifas de energia da distribuidora. Esse é um passo significativo em nossa busca por soluções mais eficientes e acessíveis para nossos associados. E outros projetos seguindo esse modelo ainda vêm por aí.
Outra novidade que nos desafia é o chamado Mercado Livre. Ambas as cooperativas podem ser afetadas por esse novo regramento. Se por um lado a Ceriluz Distribuição corre o risco de perder consumidores, a Ceriluz Geração pode ser justamente o ponto de equilíbrio nesse processo, oferecendo energia a valores mais acessíveis aos nossos associados, exatamente por esse mesmo mecanismo de compra e venda de energia. Portanto, essa iniciativa possibilita à Cooperativa negociar valores com consumidores do Grupo A, garantindo que nossos associados tenham acesso a condições competitivas sem precisar recorrer a outros agentes. Reforçamos, assim, o compromisso da Ceriluz Geração em estabelecer relações sólidas e benéficas para ambas as partes.
E agora, em 2024, um novo momento de transformações e desafios, contamos com a colaboração de todos para alcançarmos nossos objetivos. Agradeço a dedicação de cada um dos associados e colaboradores em construir uma cooperativa mais forte e justa e reforço a importância do trabalho conjunto para o sucesso contínuo da Ceriluz Geração.
Atenciosamente,
Iloir de Pauli - Presidente da Ceriluz Geração