Um grupo de colaboradores da área técnica da Ceriluz participou de uma qualificação na área de segurança no trabalho, no dia 19 de junho. O treinamento referiu-se à Norma Regulamentadora 12, que define referências técnicas e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes relacionados ao uso de máquinas e equipamentos. O treinamento em questão, porém, abordou principalmente o anexo V, sobre o uso de motosserras.

Segundo Fábio Zago, coordenador do Setor de Segurança no Trabalho da Ceriluz, por lei os empregadores devem promover a todos os operadores de motosserra e similares, treinamento para utilização segura da máquina, com conteúdo programático relativo à utilização constante do manual de instruções. Um total de 13 colaboradores participaram do treinamento, totalizando 08 horas de qualificação. Participaram todos os trabalhadores que operam motosserra, das cooperativas de geração e distribuição. Um dos destaques do treinamento refere-se ao uso dos Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos – EPIs e EPCs – que são obrigatórios na operação de motosserras e que a Cooperativa disponibiliza. São eles: Capacete de Proteção Craniana, com protetor auditivo e facial em tela acoplados, luva de segurança, calçado de segurança e calça de segurança anti-corte.

O responsável por ministrar o curso foi Alcione Bonzan Zanon, eletrotécnico e técnico em Segurança do Trabalho, da ABZ treinamentos. O curso contou com orientações teóricas, em sala de aula e a operação prática das máquinas, a campo. A motosserra é utilizada principalmente no trabalho de podas e abate de árvores abaixo de redes de distribuição de energia e fibra óptica, mas também em áreas de instalação de usinas hidrelétricas, entre outras situações.