Neste dia 05 de junho comemora-se o dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar essa data a Ceriluz iniciou uma nova etapa do seu Projeto Água Viva, desenvolvido com apoio da Unijuí. Na manhã dessa segunda-feira realizou uma palestra na escola Escola Pedro Maciel, localizada na comunidade do Itaí, em Ijuí, contemplando estudantes do sexto ao nono ano. Outras quatro palestras acontecerão na próxima semana contemplando alunos da escola Miguel Couto, em Augusto Pestana, no dia 12 de junho, da escola Miguel Burnier, em Coronel Barros, no dia 13 de junho, e da escola Souza Lobo, em Ijuí, no dia 14 de junho.
As palestras focam na necessidade da preservação de nascentes pensando nelas como essenciais para abastecimento de cidades, para a agricultura e para a geração de energia, portanto, vitais para a sobrevivência humana. O tema é abordado pela engenheira química Márcia Sostmeyer Jung, mestra em sistema ambientais, que além de abordar o ciclo da água apresenta resultados obtidos a partir de um estudo de dois anos realizado em nascentes afluentes do rio Ijuí. Nos anos 2021 e 2022 a Ceriluz reuniu uma rede de produtores rurais, associados da Cooperativa, e promoveu ações de recuperação e proteção de oito nascentes, a partir do plantio de mais de 10,8 mil mudas nativas nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Estas nascentes foram o foco do estudo realizado por estudantes da Unijuí, coordenados pela Márcia, que agora compartilha os resultados com os alunos das escolas.
Além das palestras, o Projeto Água Viva vai oportunizar ainda visitas orientadas em nascentes recuperadas e propor o desafio para que as próprias escolas adotem uma nascente em sua comunidade, recuperando-a e a consolidando como espaço pedagógico para os estudantes. Estão programadas ainda visitas em usinas da Cooperativa, culminando em uma Feira de Conhecimento, em novembro, na PCH Ijuí Centenária, em Ijuí, onde todas as escolas apresentarão suas experiências ambientais umas às outras e alunos da Unijuí disponibilizarão estações de pesquisa, permitindo a visualização das características físicas, químicas e naturais das águas de nascentes.