Entre os dias 28 e 30 de outubro a Ceriluz promoveu treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, para a gestão 2020/2021. A qualificação envolveu todos os membros - indicados pela direção e eleitos pelos colaboradores - e foi ministrada pelo técnico em segurança no trabalho Paulo Fernando da Costa e a enfermeira Carla Portolan Ribeiro, da PrevSul Gestão de Segurança e Medicina de Trabalho, de Ijuí. Os temas abordados incluíram a identificação de riscos no ambiente de trabalho, orientação e educação preventiva, a investigação de acidentes e primeiros socorros, entre outros. A CIPA é composta por oito membros titulares e seis suplentes, número definido pela quantidade de colaboradores da empresa e pela atividade econômica desempenhada. No caso da Ceriluz, ela está enquadrada no grau de risco 03, numa grade que vai de 01 a 04, sendo 04 o mais vulnerável a acidentes.
Os colaboradores da Cooperativa são responsáveis por eleger uma parcela dos membros da CIPA. A eleição interna aconteceu no dia 14 de outubro, com urna presente no Setor de Segurança do Trabalho para os colaboradores fixados na sede administrativa, em Ijuí, e uma urna itinerante para colaboradores dos escritórios e plantões. O mandato da CIPA tem duração de um ano, devendo ser realizada nova eleição após esse período. Além dos membros da comissão, a Ceriluz possui também técnicos em segurança no trabalho dedicados a cuidar da saúde e integridade física dos colaboradores.
A implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é definida pela Norma Regulamentadora NR - 5, da Portaria número 3.214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo principal é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, melhorar o espaço de trabalho e promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores. A partir do momento em que são empossados, os membros da CIPA têm de organizar um cronograma de ações que visem alcançar os objetivos citados, o que inclui reuniões mensais e eventos de conscientização. Entre as atribuições está identificar e corrigir possíveis riscos de acidentes e estimular e fiscalizar o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Coletivos (EPCs).
Confira a relação dos novos integrantes da CIPA
CIPA CERILUZ DISTRIBUIÇÃO
Indicados pela Cooperativa
Titulares: Daniel Turra (Presidente)
Vinicius Brutti
Mauri Panke
Gelson Tribbe
Suplentes:
Rogério Kamphorst
Nilson Mazzurana
Vilson Pereira
Eleitos pelos colaboradores
Titulares: Rafael Barasuol Rohden (vice-presidente)
Carlos Andrade
Valdecir de Lima
Gilmar Mota
Suplentes:
Andrei Andretta
Geison Viana
Gilnei Paz
Veja abaixo algumas imagens do treinamento realizado pelos integrantes da CIPA.