Escolas da região de Ijuí aproveitaram os dias agradáveis e ensolarados da última semana para promover aos seus estudantes o aprendizado prático na área de energia e meio ambiente, realizando visitas à Usina José Barasuol, da Ceriluz. Mais de 185 alunos conheceram sua infraestrutura nos dias 16, 17 e 18 de outubro. As atividades integram o Projeto Atitude Limpa e tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes das mais variadas séries conhecimento sobre o processo de geração de energia, orientações sobre o consumo consciente e sustentabilidade.
Pela proposta, professores encaminham suas turmas para conhecerem na prática o processo produtivo de energia e tem nos profissionais da Cooperativa a ajuda para explicar detalhes que muitas vezes passam despercebidos nas aulas teóricas.
O primeiro grupo a visitar a usina foi dos alunos da Escola Otávio da Rocha, de Ijuí, na terça-feira pela manhã. Aproximadamente 20 estudantes dos 2º e 3º anos comparecem ao local, com o objetivo de entender na prática as explicações repassadas pelo professor de física. Outros 65 alunos dos primeiros anos do ensino médio da Escola Emil Glitz, do Bairro Getúlio Vargas, também de Ijuí, fizeram a mesma visita na quarta-feira à tarde. Em aproximadamente uma hora e meia eles conheceram a barragem, a minicentral geradora, a casa de máquinas e a subestação elevadora, além de receberem informações sobre as questões ambientais que regulam a construção e a operação de uma usina hidrelétrica, como a preservação da mata ciliar; a escada de peixes e a preservação da alça seca do rio. A professora Sandra de Fabri, da escola Emil Glitz, descreveu seus objetivos com a visita. “Nós temos hoje o ensino médio politécnico que traz a disciplina de seminário integrado, que auxilia os alunos na pesquisa, sendo que um dos temas levantados foi a geração de energia elétrica”, explica ela. Sandra salienta que visitar a usina acrescenta muito à compreensão dos alunos. “Visitar a usina faz toda a diferença, porque o que nós levamos para a sala de aula é a parte teórica, como pesquisar e aqui eles são os pesquisadores, o que muda totalmente o trabalho”.
Na quinta-feira as escolas de fora de Ijuí foram recebidas. Dois educandários comparecerem pela manhã com seus alunos do ensino básico na usina: a escola Miguel Burnier, de Coronel Barros; e a Eusébio de Queiroz, de Passo Burmann, Catuípe. A primeira trouxe alunos da 7ª série, enquanto a segunda compareceu com turmas de 1ª a 8ª séries. Um público bastante variado que exigiu dos orientadores da Ceriluz uma atenção especial, garantindo sempre a segurança dos alunos e a compreensão de todas as informações. Para esta semana, no dia 26 de outubro, está agendada ainda uma visita para alunos da escola Dom Pedro I, de Nova Ramada.
As visitas podem ser agendadas mediante contato com a Cooperativa e acontecem com a colaboração do tempo. O Projeto Atitude Limpa integra o Programa Além da Energia e tem o objetivo de cumprir com o papel social atribuído às cooperativas, especialmente na área de educação socioambiental.