A Ceriluz realizou recentemente a reestruturação da rede alimentadora que corta a cidade de Nova Ramada, ligando os bairros Pinhal e Barro Preto, passando pelo Centro Administrativo. A obra, que teve um investimento aproximado de R$ 570 mil, foi realizada em parceria com o Município, que entrou com contrapartida. Além da alteração de traçado, foi feita a substituição de postes e cabos, praticamente dobrando a capacidade de condução de energia. Em uma extensão de aproximadamente 3,7 quilômetros, foram substituídos cabos de 21 mm² por outros de 53,5 mm², e trocados 78 postes de 11 metros por novos de 12 metros de altura.

A rede de Média Tensão, de 23,1 mil volts (kV), se estendia originalmente por áreas de lavouras e também por áreas residenciais urbanas. O traçado foi alterado para seguir paralelo à estrada principal que liga os bairros do município. O objetivo, além de retirar a rede de áreas produtivas e mais urbanizadas, foi permitir o aproveitamento da estrutura de distribuição para implantar lâmpadas de iluminação pública. Segundo o presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, foi uma obra importante realizada pela Ceriluz para atender às necessidades dos associados, mas também do poder executivo municipal.

“De tempos em tempos, temos que fazer investimentos em redes de distribuição de energia visando atender à demanda de nossos associados e, aqui, estamos em uma área urbana, onde registramos significativa ampliação no consumo nos últimos anos. Então, era natural que fizéssemos essa obra. Porém, conciliamos nosso projeto com uma necessidade do Município, que queria colocar aqui iluminação pública para dar mais segurança aos seus moradores”, comentou Guilherme.

O presidente esteve em visita ao prefeito de Nova Ramada, Alzevir Lotário de Marchi, no dia 13 de maio, acompanhado do conselheiro da Cooperativa, Leonildo Ávila, com o objetivo de debater temas de interesse comum entre a cooperativa e o município.

202505 Rede Nova Ramada 5Conforme o prefeito Alzevir Lotário de Marchi, além das melhorias para quem se desloca de carro, a iluminação pública ali colocada agora permite também a prática de exercícios físicos pela população. “Nós tínhamos um sonho de fazer essa ligação entre os bairros, transformando essa via em uma avenida, mas também a víamos como um local pra caminhadas para as pessoas. Fizemos o asfalto e o passeio, mas era escuro. Hoje, com a iluminação, as pessoas podem sair do trabalho e fazer seu exercício físico com segurança”, analisa o prefeito.

Além dos novos cabos e postes, o trajeto modificado conta com três transformadores de 30 kVA (quilovolt-ampère). O sistema de distribuição de energia que alimenta a cidade também conta com um banco de reguladores de tensão e um religador automático de rede. Enquanto os reguladores de tensão têm como função manter a tensão dentro dos limites exigidos pelo sistema elétrico, evitando oscilações na energia que chega às Unidades Consumidoras (UCs), os religadores automáticos de rede a protegem, desligando-a em situações de falhas transitórias e religando-a posteriormente. Confira mais imagens da rede e da visita do presidente Guilherme Schmidt de Pauli ao prefeito Alzevir Lotário de Marchi na galeria a seguir.

Atenção: a instalação e a manutenção dos sistemas de iluminação pública são de responsabilidade das prefeituras. A Ceriluz apenas cede os postes com essa finalidade e faz a cobrança da taxa de iluminação, mas todo o valor arrecadado é repassado aos municípios. Sempre que houver problema na iluminação de sua comunidade ou vila, o contato deve ser feito com a prefeitura.