Neste ano de 2021 a Ceriluz completou 55 anos, mais precisamente, no dia 20 de agosto. É um aniversário significativo que nos leva a fazer reflexões, avaliar o que foi feito nesse período e verificar se estamos no caminho certo. E a partir dessa análise, chegamos à conclusão de que construímos uma estrutura que garante aos nossos associados a segurança para investir em suas atividades e promover o desenvolvimento. Por isso, usamos em nossa campanha de aniversário a frase “Uma história sólida, rumo a um futuro de Luz!”.

Ao longo dos últimos anos investimos em alimentadores trifásicos e equipamentos modernos, como transformadores mais potentes, religadores automáticos e reguladores de tensão, além das subestações, elas sim, um grande diferencial no controle do abastecimento e na proteção do sistema e usuários. As subestações vieram juntamente com as usinas de energia próprias que trouxeram uma maior garantia de energia para os associados, energia nossa, limpa e abundante. Apresentamos toda essa infraestrutura ao longo de 2021 nos nossos canais de comunicação e na mídia, em artigos e vídeos, que seguem à disposição em nossas redes sociais, comprovando que ela traz hoje tranquilidade para os associados seguirem investindo em suas propriedades, com a certeza de que não faltará energia. Continuamos, claro, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), e mesmo quando nossas usinas estiveram gerando com pouca capacidade, em função da escassez de chuvas, por exemplo, teremos energia de outros locais do país, graças as essas conexões.

Quando falamos em futuro de luz, queremos dizer que essa energia que fornecemos nos permitirá crescer e iluminar nossas vidas. Se olharmos em uma foto do planeta à noite, veremos que os países mais desenvolvidos são aqueles mais iluminados. Nosso desejo é que nossos associados também apareçam nessa imagem, gerando desenvolvimento e riquezas, para si e, consequentemente, para a sociedade. Um país iluminado, com energia, é uma nação desenvolvida.

E o nosso futuro já começa agora, em 2022. Vamos seguir investindo em nossas redes e também em usinas. E o novo ano traz importantes desafios, afinal, já estamos com uma Licença Prévia e de Instalação Unificada para a CGH Augusto Pestana, obra que deve iniciar ainda no primeiro semestre. Também andamos muito em relação ao nosso grande projeto, a PCH Linha 11 Oeste, prevista para Coronel Barros, e contamos com a possibilidade de iniciar logo a construção, reforçando assim nosso sistema, que apenas nesse último ano, teve o incremento da energia gerada pelas usinas CGH Igrejinha, em Boa Vista do Cadeado, e PCH Ijuí Centenária. São passos dados sempre com os pés bem no chão, focados em garantir energia de qualidade aos associados, especialmente nesses momentos mais difíceis.

Todos esses investimentos têm sua finalidade e vem surtindo efeito. Prova disso é nosso reconhecimento por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em suas pesquisas, que nesse ano nos colocou novamente como a Melhor Permissionária na categoria Acima de 10 Mil Unidades Consumidoras, e a segunda melhor distribuidora, no ranking geral.

Esperamos um ano de 2022 novamente abençoado, de muito trabalho sim, mas com grandes conquistas e resultados. Passado o pior da Pandemia, queremos voltar a contar com a presença física de nossos associados em nossas ações. Ao longo desse período da Pandemia, estivemos distantes, mas nunca separados. Agora, contudo, queremos voltar a nos encontrar, nos cumprimentar, abraçar e conversar cara a cara, como sempre fizemos. Venham conosco. Feliz e abençoado ano novo a todos!

Presidente Iloir de Pauli

Ouça também a entrevista concedida pelo presidente ao Informativo Ceriluz dessa semana. Clique AQUI.