• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

A Ceriluz promoveu nessa semana mais uma etapa de qualificação de um grupo de novos colaboradores contratados para atuarem na distribuição de energia. Na segunda e terça-feira, 24 e 25 de maio, oito novos funcionários da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda., participaram de treinamento sobre a Norma Regulamentadora (NR) 35, que trata da prevenção de acidentes nos trabalhos em altura. Foram 16 horas de qualificação com a técnica em Segurança no Trabalho, Jéssica Rauber, do Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/RS. As atividades incluíram orientações teóricas e práticas, com simulações de uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Coletivos (EPCs) no Centro de Treinamentos da Ceriluz, localizado na sede da Cooperativa, em Ijuí, e que simula as condições das redes de distribuição de energia.

Por se tratarem de colaboradores contratados no início do ano com o objetivo de fortalecer as equipes de construção e manutenção das redes de energia, essa foi apenas uma etapa da sua qualificação. Entre os dias 22 e 26 de fevereiro os mesmos já haviam enfrentado 40 horas de curso sobre a NR-10 Básica, referente ao controle de riscos e acidentes nos trabalhos com energia elétrica. Essa qualificação terá continuidade de 07 a 11 de junho, quando os novos funcionários participarão do curso de NR-10 Complementar, que inclui práticas de primeiros socorros em caso de acidentes com eletricidade.

Os cuidados com a segurança, no entanto, não se limitam aos recém-contratados. Já está programada para os meses de junho e julho a reciclagem sobre a NR-35 para todos os colaboradores do Grupo Ceriluz, envolvendo profissionais que atuam na operação e manutenção de usinas, na distribuição de energia, mais especificamente em redes, medição, projetos e segurança, e também que atuam com instalação e conexão das redes de internet fibra óptica. Por definição do Ministério do Trabalho, esse processo de reciclagem acontece a cada dois anos e tem o objetivo de alertar os funcionários para os principais riscos, medidas de prevenção e atendimento para casos de acidentes com quedas. Já de 14 e 17 de junho serão realizados os testes dielétricos de materiais isolantes de EPIs e EPCs rígidos e flexíveis. Estes testes são aplicados sobre os equipamentos utilizados para evitar choques elétricos nas atividades em redes de distribuição e simulam as ocorrências que podem ser registradas nas atividades das equipes no dia a dia.