• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

Teve início nos últimos dias a colheita da soja. Com boas expectativas os agricultores colocam suas máquinas na lavoura para retirar os grãos e garantir uma boa safra em 2021. Contudo, sinônimo de boa safra é colheita com segurança.

Não é raro redes de energia que cortam lavouras, encurtando assim distâncias entre o fornecedor e o consumidor. Estas redes exigem uma atenção especial por parte de produtores rurais nos períodos de colheita e plantio, como vivenciado agora. O risco é de acidentes envolvendo máquinas e equipamentos, com a possível queda ou quebra dos postes e rompimento dos condutores. Neste sentido a Ceriluz faz um alerta para que o agricultor tome muito cuidado ao trabalhar próximo às redes. Ele deve fazer uma análise prévia dos riscos, identificando obstáculos como postes, condutores e estais e, a partir daí, assumir uma postura preventiva.

Em caso da identificação prévia de riscos, como condutores muito baixos, o agricultor deve entrar em contato com a Cooperativa solicitando uma vistoria no local por parte da equipe de plantão mais próxima. No caso de acidente ocorrido, é fundamental o associado afastar-se e isolar o local, evitando contato com os condutores - que podem estar energizados - e com as partes metálicas da máquina, que são condutoras de energia. Após deve ligar imediatamente para a Cooperativa, que fará a interrupção do fornecimento e providenciará a recolocação ou substituição dos postes e dos condutores.