A Ceriluz tomou uma decisão, no início de 2017, de renovar sua marca, com a intenção de reforçar seus conceitos e marcar a nova fase na história da Cooperativa, pós-cinquentenário. O lançamento do logotipo revisado aconteceu no dia 12 de outubro, em evento na Casa da Ceriluz, durante a Expoijuí/Fenadi, contando com a presença de associados, colaboradores e lideranças regionais. Coincidência, ou não, Dia da Criança. Esse é o objetivo da Ceriluz, tornar-se mais jovem e recuperar a energia tão comum às crianças que estão sempre em movimento. Projeta-se por meio dessa marca a energia da juventude, somada a sabedoria dos 50 anos de experiência na região.
O novo símbolo da Ceriluz traz como característica a representação do movimento que é o fator primário da geração de energia. Também traduz em suas cores o comprometimento com as atividades que desenvolve: a geração e a distribuição de energia; a oferta do sinal de internet e seu trabalho socioambiental, viabilizado por meio do Programa Além da Energia. “Uma cooperativa não pode ficar parada, precisa estar sempre em movimento, buscando atualizar-se e renovar-se constantemente, até porque a vida é um caminho de mudanças. Nós ultrapassamos os 50 anos e não vamos mudar nossos objetivos, mas intensificar esse movimento na tentativa de alcançá-los, a cada dia garantindo energia de qualidade, energia para a vida”, comenta o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli.
A Cooperativa passa no momento pelo período de transição, onde, aos poucos, a marca antiga está sendo substituída. Num primeiro momento a Cooperativa está atualizando seu material institucional, inicialmente integrando a marca ao dia a dia dos colaboradores, passando posteriormente à atualização da comunicação visual, incluindo veículos, uniformes, sedes administrativas e escritórios, até o momento em que a marca antiga será totalmente substituída. A nova sede da Ceriluz, ainda em obras ao lado da BR 285, por exemplo, já estará totalmente identificada com o novo logotipo.
Entendendo a marca
Apesar de se falar em nova marca, a direção da Cooperativa optou por fazer um redesign da marca CERILUZ, tornando-a mais contemporânea. O que costuma determinar a necessidade do redesign são mudanças de mercado e/ou na própria imagem da empresa. A marca se renova, contudo, mantém as características da antiga. Considerando as atuais tendências de branding, optou-se por deixar a marca Ceriluz mais limpa, ou seja, com linhas mais harmônicas e com menos elementos.
A nova marca CERILUZ é composta por um conjunto gráfico formado por linhas semielípticas, de diferentes tamanhos, assim como era na anterior. Além de elas terem características de um C, de CERILUZ, simbolizam o movimento que é indispensável para a geração de energia, especialmente a hídrica, cujo deslocamento da água é responsável por mover as turbinas. As linhas lembram também as redes de distribuição de energia que se espalham para o horizonte, ligando a Ceriluz aos seus associados.
Outro elemento importante da composição são as cores. Cada uma das linhas, diferenciadas em cores (verde escuro, laranja, verde claro e azul) representam um dos principais segmentos onde a CERILUZ atua atualmente: Geração de Energia, Distribuição de Energia, Provedor de Internet e Responsabilidade Socioambiental.
A assinatura CERILUZ sofreu alteração na fonte, também com formas mais harmônicas em relação à anterior. A partir dessa nova marca, não haverá mais a distinção entre a Ceriluz Geração, Distribuição e Provedor de Internet, empresas que formam o grupo Ceriluz e que a nova marca representará, uma vez que, apesar de três pessoas jurídicas diferentes, na essência atuam como uma só.