A Ceriluz proporcionou nas duas últimas semanas o Curso de Reciclagem na NR 10, norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade. Aproximadamente 65 eletricistas e eletrotécnicos, divididos em quatro turmas, participaram de treinamento de 16 horas que visa reiterar os procedimentos definidos pela norma.
“Participam desta formação todas aquelas pessoas que de alguma forma interagem com a energia elétrica”, explicou a técnica em segurança no trabalho, Andrea Cargnelutti.
Quando o eletrotécnico é contratado para atuar dentro da Ceriluz ele obrigatoriamente passa por uma qualificação de 80 horas específica sobre a Norma Regulamentadora 10 e a cada dois anos a Cooperativa deve disponibilizar um curso de reciclagem, assim como todas as demais empresas que atuam no setor. É o que aconteceu nestas últimas semanas. O conteúdo programático do treinamento incluía a revisão dos procedimentos básicos de trabalho, como uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Coletivos (EPCs), e procedimentos de primeiros socorros e baixamento de vítimas em postes.
Estas ações vêm tendo resultados positivos dentro da Ceriluz, uma vez que há muitos anos não é registrado um acidente grave nas redes elétricas ou nas usinas da Cooperativa, nem mesmo na construção da Usina RS-155. Segundo Andrea “esse treinamento é necessário para proporcionar a constante conscientização do trabalhador a fim de evitar acidentes que a rotina proporciona”.
O treinamento foi ministrado por uma equipe da Eletrical Center, empresa de Taquara, especializada em segurança e saúde em trabalho com eletricidade e que presta serviços para todas as cooperativas filiadas a Fecoergs – Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.