Dando continuidade às ações de modernização de sua frota e infraestrutura operacional, a Ceriluz realizou recentemente a aquisição de um novo veículo para serviços e equipamentos voltados à melhoria dos serviços em campo e à proteção dos seus colaboradores. O destaque entre os investimentos é a incorporação de um caminhão totalmente equipado para serviços elétricos com segurança, que passará a ser utilizado pela equipe do Setor de Medição, responsável pelas entradas de energia nas Unidades Consumidoras.
O novo caminhão, modelo Wolkswagen, contribuirá significativamente para a mobilidade, agilidade e autonomia das equipes técnicas em campo. Seu conjunto de dispositivos embarcados foi projetado para atender com segurança as demandas das inspeções e intervenções em pontos de entrega de energia. Contudo, ele também está equipado para realização de serviços em redes energizadas (Linha Viva). Atualmente a Ceriluz possui uma equipe especializada para trabalho em Linha Viva, contudo, com a disponibilidade de mais um veículo, a Cooperativa irá qualificar uma segunda equipe, diminuindo assim a necessidade de interrupções do fornecimento de energia em serviços de manutenção.
Além do caminhão, a cooperativa adquiriu também três compactadores de solo hidráulicos, da marca Greenlee, desenvolvidos especialmente para acoplamento em caminhões munck. Esses equipamentos utilizam o sistema hidráulico do braço mecânico para operação e são utilizados na fixação de postes ao solo, comandados pelos controles manuais do munck com condução de um segundo colaborador junto ao poste. Dessa forma uma equipe com um único veículo pode realizar o transporte, posicionamento e fixação do poste com eficiência e precisão. “Esse equipamento vai aumentar o rendimento no trabalho, permitindo maior rapidez da instalação, mas com uma qualidade superior, ou seja, uma compactação mais firme e uniforme do que quando era feito manualmente tornando os processos mais eficientes, especialmente em terrenos de solo irregular”, comenta o engenheiro eletricista Rogério Kamphorst, responsável pelo setor de construção e manutenção ode redes.
Além da questão técnica, a introdução desses compactadores hidráulicos nas rotinas operacionais representa uma evolução importante no quesito segurança e ergonomia. Ao eliminar a necessidade de esforço físico excessivo por parte dos colaboradores, os equipamentos contribuem para a prevenção de lesões musculares e outras ocorrências associadas ao esforço repetitivo.