Os últimos dias foram marcados por visitas de escolas às usinas da Ceriluz. Esse crescimento nos pedidos de agendamento ocorreu em razão do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. As escolas procuram a Cooperativa para proporcionar aos seus estudantes aprendizados sobre o uso da água para o desenvolvimento humano e social, por meio da geração de energia, mas sempre com foco na conservação dos recursos hídricos.
As visitas começaram no dia 20 de março, quando a Escola Haidê Chiapetta, esteve na Usina Nilo Bonfanti, localizada em Chiapeta. Participaram dessa atividade 30 alunos, do 3º ao 9º ano, que receberam orientações técnicas sobre como ocorre a geração de energia em centrais geradoras hidrelétricas. Seguindo a agenda de visitas, nos dias 25 e 26 de março, alunos da Escola Girassol, de Catuípe, visitaram a PCH RS-155, em Ijuí. Já no dia 27 de março, a mesma usina recebeu a visita da Escola Dom Pedro I, de Nova Ramada. Na segunda-feira, dia 25, também foram realizadas palestras sobre geração de energia e conservação da água na Escola Ulisses Salazar, de Catuípe.
A próxima semana seguirá intensa. Há agendamentos com escolas nos dias 1º, 2 e 3 de abril, com estudantes que visitarão novamente a PCH RS-155 e também a CGH Igrejinha, em Jóia.
Em 2024, as usinas da Cooperativa receberam um total de 16 escolas, envolvendo aproximadamente 500 estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e universitário. O objetivo do programa é promover a conscientização ambiental e estimular o aprendizado sobre a geração de energia renovável, integrando as comunidades escolares da região ao cotidiano das operações da Ceriluz.
As solicitações de visitas podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 0800 0 51 3130, 0800 040 1010 ou 3331 9100.