A Ceriluz recepcionou na tarde dessa quarta-feira, 19, representantes da Itaipu Parquetec, centro de inovação ligado à Itaipu Binacional, que incentiva soluções sustentáveis para tecnologias do futuro e transição energética, por meio de projetos e políticas de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e empreendedorismo. Estiveram em Ijuí, Cláudio Batista, analista de negócios, e Tales Jahn, gerente do Centro de Gestão Energética da Itaipu Parquetec. A visita foi intermediada pela Unijuí, estando presente também o vice-reitor Daniel Baggio.
Os visitantes foram recepcionados na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) RS-155, em Ijuí, usina de pequeno porte, com capacidade de 5,9 MW, que gera energia de fonte hídrica no rio Ijuí, matriz energética importante para a transição energética por ser limpa e renovável.
Os representantes da Itaipu Parquetec, além da Ceriluz, visitaram um grupo de outras empresas e entidades de Ijuí. O objetivo da visita foi conhecer o potencial do município e reunir as entidades na discussão de soluções inovadoras para a cidade, baseadas em eficiência energética, sustentabilidade, inovação, levando em consideração o conceito de Cidade Inteligente.