A obra da PCH Linha 11 Oeste, em construção no município de Coronel Barros, entra em suas etapas finais, com as equipes engajadas na conclusão da barragem e da Casa de Máquinas. Com a meta de estar em operação no final deste ano torna-se necessário também o enchimento do lago, o que deve ocorrer até o final do mês de setembro. Com isso, se consolida a necessidade de gerir as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) estabelecidas no empreendimento.

Para essa gestão a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM determina a elaboração do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno e das Águas do Reservatório – PACUERA, chamando a comunidade para debater o tema, com possibilidade de que as pessoas interessadas contribuam para sua melhor formatação, visando o menor impacto ambiental na área atingida. Para elaboração do PACUERA, moradores próximos a área de influência do reservatório já foram visitados, inserindo no documento suas necessidades de acesso ao mesmo, como, por exemplo, a dessedentação de animais.

A conclusão do Pacuera, contudo, prevê a realização de uma audiência pública aberta à comunidade regional. E ela já está marcada, acontecerá no dia 03 de setembro, às 19 horas, no formato presencial, no Centro Municipal de Cultura do município de Coronel Barros, localizado na Rua Alfredo Steglich Sobrinho, nº 307. Haverá também transmissão simultânea pela internet no canal do youtube @Grupo Ceriluz. Será divulgado link de acesso antes do evento, que estará disponível no site da FEPAM e no site da cooperativa www.ceriluz.com.br. Os interessados em se manifestarem na Audiência Pública deverão atender às disposições do Regimento Interno da Audiência Pública da FEPAM, realizando a inscrição no dia do evento. Também são aceitas contribuições de forma digital. O PACUERA da PCH Linha Onze Oeste encontra-se à disposição do público em geral para consulta AQUI ou na página www.fepam.rs.gov.br. Os comentários a respeito do empreendimento devem ser encaminhados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 10/09/2024.