Nessa segunda-feira, 25 de julho, a Ceriluz realizou importante obra visando qualificar o fornecimento de energia aos associados dos municípios de Augusto Pestana e Jóia. Na rede alimentadora que abastece unidades consumidoras daquela região as equipes técnicas realizaram a substituição de um banco de reguladores de tensão de energia. Ocorreu um aumento de potência, com a substituição de três equipamentos, de 144 quilovolt/ampere (KVA) cada, por outros três, de 288 KVA, dobrando assim sua capacidade.
Os reguladores de tensão têm como função principal manter a tensão dentro dos limites exigidos pelo sistema elétrico que está alimentando, evitando oscilações na energia que chega na Unidade Consumidora. Conforme o departamento técnico da Cooperativa, a substituição desses equipamentos foi necessária considerando o aumento de carga registrado naquela região, a partir de investimentos realizados pelos proprietários rurais, especialmente na ampliação e qualificação de atividades voltadas à produção leiteira, o que deixou os equipamentos antigos em seu limite. Com o investimento, superior a R$250 mil reais, a Ceriluz dá margem para a ampliação de carga pelos associados sem impactos na qualidade da energia.
A substituição foi realizada pela Equipe Técnica de Linha Viva, ou seja, sem necessidade de interrupção no fornecimento de energia aos associados. A equipe é qualificada e usa equipamentos apropriados para atuar com a rede energizada. Os reguladores de tensão retirados passarão por manutenção preventiva, na oficina da cooperativa, e serão reutilizados posteriormente em novo projeto na região de Santo Augusto, em andamento para suprir o aumento de carga a partir de investimentos em pivôs de irrigação.