• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou para operação comercial, a partir do dia 17 de junho, a Unidade Geradora UG2, da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, usina localizada no Rio Ijuizinho, entre os municípios de Boa Vista do Cadeado e Jóia, no estado do Rio Grande do Sul. Esta Unidade Geradora tem uma capacidade instalada de 2,425 Megawatts (MW) e está conectada à rede de distribuição da Coprel. A CGH é de titularidade da empresa Boa Vista do Cadeado Energia Ltda., com participações da Ceriluz (59%) e Coprel (41%).

A outra Unidade Geradora (UG1) será conectada ao sistema de distribuição de energia da RGE e aguarda a autorização da mesma, para então ser feita a solicitação da Licença de Operação Comercial junto a Aneel. A obra já está totalmente concluída e teve sua Licença de Operação (LO) emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) no dia 11 de junho.

Com Licença de Instalação desde dezembro de 2017, a obra teve início em junho de 2019, com os primeiros trabalhos concentrados na barragem, que reaproveitou a antiga estrutura da Usina Tarumã. Com uma queda de 18,5 metros em relação ao ponto de coleta de água e a localização das turbinas, e um túnel adutor de 618 metros escavado na rocha, a CGH Igrejinha terá uma capacidade instalada de 4,850 Megawatts (MW).