• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

Árvores próximas às redes de distribuição de energia são importantes agentes causadores de falta de energia em períodos de intempéries, especialmente quando ocorrem ventos fortes. Com o objetivo de minimizar essas consequências a Ceriluz realiza o manejo da vegetação existente sob as redes, na chamada faixa de servidão, que compreende uma área de 15 metros.

Para realizar esse manejo a Ceriluz dispõe da Licença Única número 341/2019, emitida pela FEPAM/RS, vigente até julho de 2024, que trata de licenciamento do manejo de vegetação, nativa e exótica, para manutenção das Faixas de Segurança das Redes de Distribuição de Energia Elétrica de até 38 kV, em áreas rurais ou urbanas, na área de abrangência da Cooperativa. Isso significa uma extensão que ultrapassa os 4.2 mil quilômetros de rede. Essa licença está embasada na resolução do CONSEMA nº 358/2017.

A Licença traz normas específicas para o manejo de árvores embaixo e próximas a redes, que incluem a poda da vegetação, ou mesmo, o corte de árvores, sendo que essas intervenções visam à eliminação de riscos iminentes para o fornecimento de energia ou mesmo para a população local.  Para quem desejar ter mais informações a referida Licença Única está à disposição para análise no endereço eletrônico www.ceriluz.com.br/index.php/downloads. O Informativo Ceriluz de 24 de abril traz mais detalhes, incluindo uma entrevista com o engenheiro florestal Jorge Schirmer. Acesse aqui.