A Ceriluz é uma das parceiras do Projeto Energia Amiga, que é desenvolvido pelo curso de engenharia elétrica da Unijuí e que consiste em disseminar conhecimentos sobre os conceitos da eletricidade, consumo consciente e o uso seguro das instalações elétricas. A proposta, que tem na sua essência as atividades com estudantes do ensino fundamental, nesse ano de 2020 teve que passar por mudanças na metodologia considerando a ocorrência da pandemia do Coronavírus, que impôs o isolamento social, impactando também as atividades nas escolas.

Concurso Energia Amiga

Neste ano, todas as interações estão sendo realizadas através do site www.projetos.unijui.edu.br/energiaamiga. Ali são encontrados livros (e-book), vídeos dicas e informativos sobre energia elétrica, consumo consciente, uso seguro da eletricidade e resíduos tecnológicos.

Entre os destaques do Projeto Energia Amiga está o concurso de redação e desenho, onde os estudantes têm a possibilidade de expressar seu conhecimento adquirido a partir do conteúdo repassado. O concurso também será online e está com as inscrições abertas até 30 de outubro, diretamente no site.  Sob o tema “A Energia Elétrica em Nossa Vida”, o concurso de redação é voltado para jovens entre 12 e 14 anos (completos até 31/12/2020), matriculados regularmente em escolas estaduais, municipais ou particulares, das cidades que fazem parte da área de abrangência da 17ª e da 36ª Coordenadorias Regionais de Educação. Já o concurso de desenho, que obedece ao mesmo tema, se destina a crianças entre 7 e 10 anos (completos até 31/12/2020), também matriculados em escolas da área de abrangência destas mesmas coordenadorias.

A votação para a escolha dos desenhos destaques será aberta ao público em geral, entre os dias 09 e 30 de novembro de 2020, no site do projeto, e a divulgação do resultado acontecerá no dia 07 de dezembro, em live na página do Facebook e Instagram. Os vencedores de cada categoria ganharão um tablet, troféu e certificado digital. Os demais receberão certificado digital e brindes. Os trabalhos selecionados serão publicados no formato e-book.