Essa semana tivemos a conclusão de mais uma importante etapa da obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária. Na terça-feira, 05 de maio, próximo às 18 horas, as duas frentes de escavação do túnel adutor se encontraram, finalizando a perfuração, em uma profundidade de 31,2 metros da superfície, totalizando os 2.192 metros de extensão. A escavação do túnel iniciou em abril de 2019 pelo lado da Casa de Máquinas, no desemboque, na região próxima a rodovia RS-155, se estendendo até os 844 metros. Em junho de 2019, as equipes migraram para a área da barragem, no emboque, próximo à estrada de acesso aos fundos do Parque de Exposições de Ijuí, onde foram escavados os demais 1.348 metros na direção da Casa de Máquinas.
O trabalho foi realizado pela empresa Pedra Branca Escavações, do Estado do Paraná, que também trabalhou com a Ceriluz na construção das PCHs José Barasuol e RS-155 e que continua atuando na obra da CGH Igrejinha, em Boa Vista do Cadeado. Nesse período de um ano e um mês, as equipes trabalharam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, seis dias por semana.
A perfuração do túnel foi feita mediante o uso de explosivos, por meio de detonações sequenciais, direcionadas, com posterior retirada da rocha solta com o uso de tratores carregadores e caminhões, uma vez que o túnel conta com cinco metros de diâmetro. Todo o trabalho foi acompanhado por engenheiro de minas, primando pela segurança dos colaboradores envolvidos e da comunidade, gerando o mínimo impacto físico e sonoro.