A Ceriluz realizou nesta semana uma importante obra de ampliação de sua capacidade de distribuição de energia: efetivou a substituição de dois transformadores de 5 megavolt-amper (MVA) por outros dois de 10 MVA, na subestação localizada na Linha 05 Norte, Distrito de Chorão, dobrando assim a sua capacidade de atendimento das demandas de energia. Essa ampliação vai beneficiar principalmente associados consumidores da região norte de Ijuí e dos municípios de Catuípe, Ajuricaba e Chiapetta, permitindo a implantação de novos projetos elétricos.
Conforme o presidente Iloir de Pauli, até então a Cooperativa tinha uma demanda de aproximadamente 9 MVA contratados para uma capacidade de 10 MVA instalados na subestação. “Essa capacidade instalada estava limitando a liberação de novos projetos e, a partir de agora, teremos tranquilidade para levar mais energia por vários anos”, garante o presidente.
O cálculo inicial aponta para um investimento de 1,3 milhões, entre equipamentos, transporte e custos de instalação. Conforme Bráulio Schussler, um dos responsáveis técnicos da Cooperativa, o trabalho transcorreu com agilidade, tendo iniciado no dia 21 de janeiro e se estendendo até quinta-feira, dia 24. Ele ressalta que um dos benefícios do investimento será o suprimento de uma intensa demanda de produtores irrigantes, os quais a Cooperativa não podia atender sem essa ampliação. “Hoje temos uma demanda entre 2,5 a 3 megawatts (MW) apenas para irrigação, esperando para ser ligada na rede da Ceriluz e o procedimento de troca dos transformadores vai permitir mais o progresso para a nossa região”. Os transformadores desativados serão reaproveitados pela Cooperativa que estuda as alternativas, entre elas, a implantação de outra subestação ou de novos alimentadores.