A Ceriluz completa 49 anos neste dia 20 de agosto, quinta-feira, levando energia elétrica para seus associados. Mais do que comemorar esse aniversário, ela abriu as portas para o seu cinquentenário. Serão doze meses de caminhada até a marca de meio século de atividades e para consolidar essa conquista a Cooperativa lançou o projeto Ceriluz Rumo aos 50 Anos – Energia para a Vida. O lançamento aconteceu na quarta-feira à tarde, às 16 horas, no auditório da Cooperativa e contou com a participação dos conselheiros e de colaboradores da Ceriluz.
O ato de lançamento junto aos conselheiros contou com uma apresentação dos objetivos e ações a serem realizadas nos próximos meses para consolidar a passagem dos 50 anos entre os associados e a comunidade local. Entre as ações estão inaugurações de obras importantes, cujo final coincidiu com a data comemorativa, entre elas da Subestação Ceriluz 02, no interior de Santo Augusto e da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo, que está em fase de finalização no município de Zortéia, em parceria com a empresa SPVR Geração e Comercialização de Energia Elétrica. Além destas inaugurações, serão realizados atos em homenagem a pessoas que foram importantes e participaram de forma ativa destes cinquenta anos da Cooperativa. Outro objetivo é desenvolver eventos que possibilitem a participação do associado em atividades diversas, que serão divulgadas em momento oportuno.
O presidente Iloir de Pauli destaca a importância dessa ação. “A Cooperativa cresceu muito desde a sua origem e a organização desse projeto visa demonstrar esse crescimento por meio de ações que apresentam as principais estruturas da cooperativa à Ceriluz, ao mesmo tempo que homenageiam algumas das pessoas que participaram dessa história. Infelizmente não é possível homenagear a todos, mas queremos que todos se sintam valorizados por meio de nossas iniciativas”. Ele ressaltou ainda que o cinquentenário será marcado também por importantes obras, cuja construção e encerramento não foi planejado pensando no cinquentenário, mas coincidiu com ele. “Isso aconteceu porque estamos sempre trabalhando intensamente, focando investimentos que geram retorno aos associados, na forma de qualidade na energia, mas que também ampliam e valorizam o patrimônio da Ceriluz”, conclui.
Outro ato simbólico de lançamento do projeto entre os associados acontecerá na noite desta quinta-feira, na comunidade de Parador, em Ijuí, onde a Cooperativa vai realizar o primeiro encontro de comunidade do ano de 2015, a partir das 19 horas. Na ocasião também será comemorado o aniversário da Cooperativa que transcorre nesta data. Haverá ainda palestra com o professor Pedro Luís Büttenbender, que abordará o tema Cooperativismo, Agronegócio e Desenvolvimento.