• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Vermelha Patamar 2

A Ceriluz recepcionou na tarde da última quinta-feira, 31, em Ijuí, um grupo de jovens paraguaios integrantes de uma viagem de estudos ao Rio Grande do Sul. A comitiva era formada por 36 jovens, filhos de associados de seis cooperativas do Paraguai: Pindó (Encarnación), Copronar (Naranjal), Raul Peña (distrito de mesmo nome), Naranjito (departamento de Alto Paraná), Colonias Unidas (Obligado) e Unión Curupayty (Itapúa).

A programação do grupo se estendeu por toda a semana, com visitas a cooperativas de diferentes ramos, propriedades rurais e instituições de ensino, nos municípios de Santa Rosa, Três de Maio, Panambi e Ijuí, com o objetivo de conhecer o cooperativismo e o associativismo brasileiro em suas diversas áreas de atuação.

Na Ceriluz, os jovens foram acolhidos na sede administrativa e participaram de visitas técnicas à propriedade do associado Celso Buzetto, na Vila Floresta, onde conheceram uma nascente preservada com participação do Projeto Água Viva, e à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) RS-155, localizada na Vila Santana. O grupo demonstrou especial interesse nas iniciativas socioambientais desenvolvidas pela Cooperativa, com destaque para o projeto de proteção e recuperação de nascentes.

A recepção contou com a presença do presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, e do coordenador do Projeto Água Viva, Romeu Ângelo de Jesus, que apresentaram o trabalho desenvolvido pela cooperativa tanto na área de geração e distribuição de energia quanto na responsabilidade socioambiental.

“A visita foi mais uma oportunidade de fortalecer os laços de integração entre cooperativas brasileiras e paraguaias, promovendo o intercâmbio de conhecimento, cultura e boas práticas, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade no meio rural”, destacou o presidente Guilherme. Foi a segunda experiência de intercâmbio que a Ceriluz sediou em pouco mais de um mês. No dia 25 de junho, diretores e colaboradores da Cooperativa recepcionaram um grupo formado por aproximadamente 40 representantes de cooperativas de infraestrutura de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, que também conheceram a sede da cooperativa e as usinas PCH Ijuí Centenária e PCH Linha Onze Oeste.

A viagem de estudos dos jovens paraguaios também incluiu um momento histórico/cultural com a visita ao sítio arqueológico de São Miguel das Missões, na sexta-feira, à tarde e noite, no encerramento das atividades.