A primavera chegou e trouxe junto com ela novas instabilidades climáticas que, infelizmente, começam a se tornar cada vez mais frequentes. E a semana que chega, apresenta nova previsão de instabilidade climática. Por isso, apresentamos algumas dicas para essas situações.

Vale salientar que em ocorrências de maior impacto entre associados, os colaboradores da Central de Operação da Distribuição (COD) identificam imediatamente o problema por meio de seus painéis de controle do sistema. Isso acontecendo, as equipes de plantão são deslocadas para identificar e solucionar os problemas.

Em situações onde é possível verificar que toda a rede está fora, com várias residências sem energia, aguarde. Agora, caso a energia retorne aos vizinhos e não retorne na sua residência, aí sim, ligue para a Cooperativa. Fique atento também às mensagens SMS que a Cooperativa envia informando a falta de energia em sua UC. Se seu telefone estiver desatualizado na Cooperativa, atualize.

Outro fato a mencionar é que as equipes sempre irão priorizar as ocorrências que abranjam um número maior de associados, depois focando nas situações individualizadas.

Por último uma dica de segurança. Tenha cuidado com cabos de energia no solo, quando ocorrem quedas de postes ou rompimento de redes. Nunca se aproxime, e nessas situações, faça contato informando as equipes, que dessa forma conseguirão identificar mais rápido o problema. Uma dica também, durante os temporais de raios, evite usar equipamentos eletroeletrônicos e de preferência desligue-os das tomadas. Além de acidentes, pode ocorrer a queima dos mesmos.

Preocupa a todos as condições de clima mais severas, mas com certeza, o setor elétrico é um dos que primeiro sente estas mudanças. E tanto as distribuidoras de energia quanto os consumidores precisam estar preparados para isso.