A Ceriluz promoveu de 08 a 12 de julho a 21ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT, quando foram realizadas diversas atividades, entre palestras e treinamentos, com o objetivo de promover a segurança, a saúde e qualidade de vida dos colaboradores.
A SIPAT, que levou como tema “Segurança: direito de todos, dever de cada um”, foi aberta na segunda-feira, 08 de julho, pelo presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli. “Uma empresa funciona como uma máquina, composta por várias peças e engrenagens, que são vocês, colaboradores. E para que a Ceriluz funcione é preciso que cada um de vocês estejam bem, aptos a cuidarem de si e também cuidarem um dos outros”, afirmou Guilherme.
As ações não trataram apenas de temas técnicos de segurança, pelo contrário, buscaram trabalhar o bem-estar dos funcionários. “Um trabalhador pode estar muito bem treinado tecnicamente, mas se não estiver bem física e emocionalmente, todo seu preparo pode não servir de nada quando o assunto é energia elétrica, onde um descuido pode gerar danos graves”, explica o coordenador do Setor de Segurança no Trabalho, Fábio Zago Romcy. Nesse sentido foram apresentados diversos temas ao longo da semana. A segunda-feira iniciou com a palestra “Assédio Moral e Assédio Sexual”, ministrada por Mônica Barbosa, representante da coordenadoria da Mulher de Ijuí; na terça-feira o tema foi “Qualidade e Estilo de Vida x Câncer”, abordado pelo médico oncologista Fábio Franke; na quarta-feira os debates se voltaram para a “Direção Defensiva”, com orientações de Edemilso Schopf, da Polícia Rodoviária Federal de Ijuí; enquanto que na quinta feira foram abordados dois temas, “Saúde Financeira”, pelo educador financeiro Leandro Bandurski, e “Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)” por Andréia Vogt, da Unimed Noroeste/RS. Por fim, na sexta-feira, uma atração especial para os colaboradores: a palestra show com “Bruna Feitoria”. Bruna é uma personagem criada pelo humorista Maikinho Pereira, técnica em segurança do trabalho, que aborda com bom humor a percepção de risco nos ambientes de trabalho.
A SIPAT é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) - integrada exclusivamente por funcionários da cooperativa - juntamente com o setor de Segurança do Trabalho. É um evento obrigatório nas empresas brasileiras com funcionários registrados, regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho e Emprego.