A Ceriluz alcançou a terceira posição no Prêmio Brasil Permissionárias – e dessa forma é hoje também a terceira melhor distribuidora de energia do Brasil – e a segunda colocação na sua categoria Permissionárias com mais de 10 mil Unidades Consumidoras, conforme pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Para alcançar essa posição, o índice de satisfação da Ceriluz na pesquisa foi de 80,63%, considerado um índice de excelência na prestação de serviços em energia. Ficaram à frente da Ceriluz a Codesam (SC), com índice de Satisfação de 83,26%, ganhadora do Prêmio Brasil e da categoria Permissionárias com menos de 10 mil UCs; e a Coopercocal (SC), com 81,11%, vice-campeã brasileira e vencedora da categoria Permissionárias com mais de 10 mil UCs, mesma categoria da Ceriluz. As três cooperativas foram as únicas distribuidoras brasileiras com nota superior a 80% de satisfação.
Além do índice de Satisfação foram avaliados ainda os itens Qualidade Percebida, onde a Ceriluz ficou com 93,31 em aprovação; Confiança (93,35); Fidelidade (73,35) e o Valor (49,30). Para compor o índice Qualidade Percebida são avaliados vários critérios, conforme tabela abaixo, onde estão as notas da Ceriluz nos anos de 2022 e 2023. O Benchmark representa a melhor nota alcançada na pesquisa no ítem avaliado.
O Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor foi divulgado no dia 22 de março, em Brasília, pela agência reguladora. A pesquisa acontece anualmente, realizada pela Qualitest Inteligência em Pesquisa, e ouve consumidores de energia de todas as distribuidoras – concessionárias e permissionárias – que atendem no Brasil.