O outono fez sua entrada na última quarta-feira, 20 de março, trazendo consigo desafios climáticos imediatos. Na madrugada de quinta-feira, 21, um temporal atingiu a região, deixando danos significativos, incluindo prejuízos nas redes de distribuição de energia e internet da Ceriluz. De acordo com a Central de Operação da Distribuição (COD), mais de 6,6 mil unidades consumidoras ficaram sem energia em algum momento durante o dia do temporal. Esses números incluem, entretanto, aqueles que sentiram interrupções rápidas de energia devido às manobras realizadas pelas equipes para agilizar o retorno do fornecimento.
Os principais problemas ocorreram devido à queda de postes e ao rompimento de cabos causados por árvores e galhos sobre as redes. Um total de sete postes foi quebrado na área de atuação da Cooperativa, incluindo um na rede principal que conecta o município de Coronel Barros à subestação de Ijuí, deixando todo o município sem energia. O difícil acesso dificultou o trabalho das equipes, mesmo assim, parte do fornecimento de energia foi restabelecido ainda durante a amanhã, após uma manobra interligando redes secundárias a uma rede de Augusto Pestana. A cidade permaneceu sem energia até por volta das 14 horas, quando o abastecimento foi normalizado.
Além de Coronel Barros, os municípios de Ijuí, Catuípe, Augusto Pestana, Bozano, Ajuricaba, Nova Ramada, Santo Augusto e São Valério do Sul foram os mais afetados pelo vendaval. Na maioria desses locais, as redes foram restauradas durante a manhã, com as equipes se concentrando nos casos isolados de desarme de chaves à tarde, uma tarefa que se estendeu até por volta da meia-noite de quinta-feira. As redes de fibra óptica da Ceriluz também foram afetadas, deixando muitos consumidores sem serviço de internet ao longo do dia.
Dificuldades no Contato 0800 - Danos nas redes de telefonia das operadoras também resultaram em dificuldades para os associados entrarem em contato com a Ceriluz. Durante o temporal, os telefones de contato da Ceriluz, 0800 051 3130 e 0800 040 1010, ficaram temporariamente inativos devido a problemas nas linhas. O número 0800 040 1010 voltou por volta do meio-dia, enquanto o 0800 051 3130 só retomou o funcionamento por volta das 20h. Durante esse período, o número WhatsApp 3331 9101 foi uma alternativa para os associados se comunicarem com a Ceriluz, pois permaneceu ativo durante todo o dia, inclusive recebendo a maioria das ocorrências. A Cooperativa recomenda, aliás, que os associados cadastrem todos esses números para ter mais opções de contato com a Ceriluz. Eles são gerenciados por operadoras diferentes com a intenção de possibilitar que, quando um estiver fora, os outros permaneçam como opção.