A Ceriluz realizou no dia 30 de julho, domingo, Desligamento Programado no município de Santo Augusto, atingindo principalmente a comunidade de São Jacó, nas proximidades da Subestação Ceriluz 02. O desligamento se estendeu entre às 09h e 15h e teve como objetivo a substituição de cruzetas de sustentação dos cabos de energia na rede alimentadora que abastece aquela região. Ao todo foram trocadas 42 cruzetas que apresentavam trincas e rachaduras, ao longo de 8,5 quilômetros de extensão da rede, que poderiam vir a causar falhas futuras no abastecimento de energia. Esta rede foi construída no ano de 2015 para dar vazão a energia da Subestação Ceriluz 02, hoje com 22,5 Megawatts (MW) de capacidade. Para agilizar esse trabalho de substituição de cruzetas foram mobilizados 27 colaboradores do Setor de Construção e Manutenção de Redes, 06 das Equipes de Plantão e 03 na Central de Operação da Distribuição (COD).

A opção pelo domingo se deu em razão de menor demanda de energia nesse dia da semana, especialmente por propriedades rurais, indústrias e comércios abastecidos por essa rede alimentadora.

Para minimizar os impactos e reduzir a área sem energia, foi realizada manobra, fazendo com que regiões também abastecidas por essa rede fossem atendidas por outra linha, proveniente da Subestação Ceriluz 01, localizada em Ijuí. Isso reduziu o impacto para associados dos municípios de Ijuí, Santo Augusto, Coronel Bicaco, Alegria, São Valério do Sul, Inhacorá, Chiapetta e Nova Ramada. Associados dessas áreas, ao invés de ficarem seis horas sem energia, perceberam apenas duas interrupções curtas no fornecimento, das 09h às 09h15, para migração da carga para outra rede, e das 14h45 às 15h, para devolver a carga a linha alimentadora original.