A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou no dia 25 de maio o resultado da Pesquisa Aneel de Qualidade 2022, realizada entre consumidores de energia de todo o Brasil e que premia os melhores índices de aprovação. Diferente do que aconteceu na pesquisa anterior, nesse ano a Ceriluz não esteve entre as finalistas, apesar do seu índice de satisfação atual, de 77,09%, ter superado o resultado do ano passado (75,80%).
As cooperativas foram destaque novamente tendo as sete melhores notas no índice geral, inclusive conquistando o título de melhor distribuidora de energia, o Prêmio Brasil, através da Codesam (SC), que foi a vencedora na categoria Permissionária Até 10 mil Unidades Consumidoras, com uma nota de 81,65% de satisfação. Na categoria Permissionárias Acima de 10 mil Unidades Consumidoras a campeã foi a Certel Energia (RS), com 78,64% de satisfação. A Ceriluz se enquadra nessa última categoria e nela ficou com a quinta posição, enquanto que no geral alcançou a sexta posição.
Apesar de não estar entre as finalistas, a direção da Ceriluz comemorou o resultado alcançado. “Melhoramos a nossa avaliação em relação ao ano passado, mas as demais cooperativas também tiveram um crescimento. Isso não é ruim, pelo contrário, demonstra o esforço que as cooperativas fazem para prestar um serviço sempre melhor aos seus associados. Essa pesquisa é uma forma de reconhecimento desse esforço”, afirma o presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli. “Claro que gostaríamos de estar entre os finalistas e, principalmente, de sermos a cooperativa campeã, mas a diferença entre a avaliação de uma e outra é muito pequena, todas com ótimos resultados. Isso só nos leva a nos esforçarmos cada vez mais”, salienta. A Ceriluz sempre esteve estre as seis melhores distribuidoras de energia do Brasil desde que participa da pesquisa. Entre seus melhores resultados estão o título de Melhor Distribuidora de Energia do Brasil na pesquisa 2018, quando venceu na sua categoria e também o Prêmio Brasil, e o resultado de 2020, quando foi campeã em sua categoria e vice na classificação geral. No ano passado foi vice-campeã em sua categoria e terceira colocada na posição geral.
As cooperativas participam da pesquisa desde o ano de 2014 e desde então vêm se sobressaindo em relação às concessionárias com os melhores índices de aprovação. Entre as dez melhores distribuidoras do País na pesquisa 2022 apenas uma é concessionária.
O prêmio é o resultado de pesquisa de opinião realizada anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As avaliações sobre o desempenho das 105 concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada entre 5 de julho e 15 de outubro de 2022. Foram aferidas as opiniões de mais de 29 mil consumidores, em 632 municípios.
Traremos mais detalhes sobre a pesquisa, no Informativo Ceriluz Além da Energia dessa semana, que irá ao ar aqui no site, na sexta-feira.