Chegaram na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, os três primeiros turbogeradores submersos - ou Usinas Compactas de Hidrogeração Anfíbia (UCHA) - fornecidas pela empresa Higra Industrial, de São Leopoldo/RS, para serem instaladas anexas à barragem da PCH Linha Onze Oeste, em construção no município de Coronel Barros. Inicialmente estes equipamentos foram descarregados no pátio da sede administrativa da Ceriluz, em Ijuí, estando expostos para associados e visitantes no local, devendo ser encaminhados posteriormente para a obra da usina, a partir de sua evolução.

São os primeiros turbogeradores de um total de 10 adquiridos da empresa Higra Industrial, para serem utilizados em dois projetos da Cooperativa, totalizando a geração de 2,0 MW apenas com essas máquinas. Serão quatro máquinas utilizados na PCH Linha Onze Oeste e seis nas futuras instalações da CGH Ponte Nova, que recebeu Licença de Instalação (LI) no último mês de fevereiro. Esses equipamentos têm um custo menor de instalação em relação aos grupos geradores convencionais, pois eliminam a necessidade de construção de casas de máquinas.

Os turbogeradores são equipamentos integrados, que incluem em seu corpo gerador elétrico e turbina e que são adaptados para efetiva geração de energia em locais de pouco volume de água e pequenas quedas. Eles podem trabalhar tanto dentro quanto fora da água, o que simplifica muito a instalação e reduz custos, já que não exigem obras complexas. O gerador elétrico é do tipo submerso molhado, sendo refrigerado pelo próprio fluido que passa pela máquina. O sistema oferecido pela Higra pode ser utilizado em reservatórios e barragens, ou em quedas naturais de rios, onde através de um conduto fechado é possível aproveitar o desnível geométrico existente para a geração de energia.