Foi realizado na tarde de segunda-feira, 07 de julho, mais um desligamento programado na cidade de Coronel Barros. Esse desligamento simbolizou a conclusão da obra de construção de um novo alimentador na região, que interliga os municípios de Coronel Barros e Augusto Pestana. As obras foram iniciadas em dezembro de 2024 e, ao longo do período, diversos desligamentos programados foram realizados para permitir o trabalho das equipes próprias e terceirizadas.
O projeto contemplou a instalação de aproximadamente 15 km de rede trifásica, ligando a cidade de Coronel Barros à localidade de Linha Progresso, em Augusto Pestana. O trabalho consistiu na substituição de postes e cabos, convertendo a rede monofásica existente em uma rede alimentadora trifásica, reforçando todo o sistema local. Conforme o Departamento Técnico, a obra foi necessária para atender, na área rural, ao incremento da demanda de energia, impulsionado por investimentos nas propriedades rurais — especialmente com a implantação de pivôs de irrigação em algumas delas.
Por outro lado, na área urbana de Coronel Barros também houve reforço no sistema e melhorias na rede, como a implantação de um trecho de rede ecológica. Esse tipo de rede reduz os riscos de interrupções no fornecimento em caso de temporais e de contatos com galhos de árvores.
Essa obra também se integra ao projeto de expansão do sistema na região, que inclui a construção da futura Subestação Ceriluz IV, em andamento na comunidade de Linha Onze Oeste que, ao ser concluída, será mais uma opção de fornecimento de energia para Coronel Barros, Augusto Pestana e Jóia.









