Está em pleno andamento a construção do novo alimentador que interligará os municípios de Coronel Barros a Augusto Pestana. As obras foram iniciadas em dezembro de 2024, no município de Coronel Barros e estão previstas para se estenderem até final do primeiro semestre de 2025.

O projeto, conduzido por equipes próprias e terceirizadas, contempla, em sua primeira etapa – que deve encerrar em março - a instalação de aproximadamente 11 km de rede trifásica, ligando a cidade de Coronel Barros à localidade de Rincão dos Pampas, em Augusto Pestana. Segundo o engenheiro eletricista da Ceriluz, Rogério Kamphorst, o alimentador será essencial para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico na região. “Atualmente, estamos na execução da primeira etapa, que abrange a saída da cidade de Coronel Barros até a comunidade de Rincão dos Pampas, levando os benefícios de uma rede trifásica. Hoje, essa região é abastecida somente por uma rede monofásica e vamos otimizar o traçado, com novos postes, novos condutores, e levar esse benefício [rede trifásica] para as comunidades de Rincão dos Pampas e Rincão Seco, já prevendo a interligação entre os municípios de Coronel Barros e Augusto Pestana”, explica Kamphorst.

A segunda fase do projeto, que adicionará mais de 4 km de rede entre Rincão dos Pampas e Linha Progresso, está programada para ser concluída até o final do primeiro semestre de 2025. “Nessa etapa seguinte serão favorecidos associados das comunidades de Linha Progresso, Rincão Comprido, Marmeleiro e proximidades, levando mais energia para as propriedades. Hoje, há investimentos em irrigação e também em algumas agroindústrias que demandam energia de qualidade”, salienta Kamphorst.

Essa obra também fará parte da estrutura necessária para escoar a energia da futura Subestação Ceriluz IV, cuja construção deve iniciar em fevereiro, em Coronel Barros, anexa ao terreno da PCH Linha Onze Oeste. “Essa rede faz parte de um pacote de obras planejadas pela Ceriluz Distribuição para a instalação da Subestação Ceriluz IV e como alternativa para momentos de temporais, que, nos últimos anos, têm se tornado mais frequentes”, reforça o engenheiro eletricista. Isso porque, em períodos de intempéries com possíveis interrupções no fornecimento de energia, as redes de Augusto Pestana e de Jóia poderão ser atendidas por essa subestação, através dessa linha, a partir de manobras realizadas pelas equipes, agilizando a retomada provisória da energia.

A Subestação Ceriluz IV será uma subestação rebaixadora, com potência instalada de 25 MVA, ajustando a tensão de 69 kV para 23,1 kV. Além dos municípios de Coronel Barros e Augusto Pestana, beneficiará também diretamente associados dos municípios de Ijuí e Catuípe.

IMG_5419.jpg IMG_5428.jpg IMG_5432.jpg

IMG_5439.jpg IMG_5453.jpg IMG_5456.jpg

IMG_5474.jpg IMG_5484.jpg