COMITIVA DE BOA VISTA DO CADEADO VISITA OBRA DA CGH IGREJINHA

Visita CGH Igrejinha 2020 5Comitiva formada por representantes políticos de Boa Vista do Cadeado, liderados pela vice-prefeita, Maria Inês Dalla Costa, visitou na última segunda-feira, dia 17 de fevereiro, a obra da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, localizada no território daquele município, na comunidade de Ponte Queimada, no leito do rio Ijuizinho. Além da vice-prefeita, estiveram no local os secretários de Administração, Vanessa Xavier, interino de Obras, Luiz Fracaro, de Meio Ambiente, Juçara Daltrozo, interina da Agricultura, Gabriela Iziquiel, e de Educação, Suleima Rohenkohl, além dos vereadores João Alberto Machado, presidente da Câmara, Jorge Luís Schwerz, Filipe Barasuol, Cleusa de Moura e Gerson Becker. Eles foram recepcionados no local pelos diretores da Ceriluz, Sandro Lorenzoni e Romeu de Jesus, e pelo engenheiro responsável pela obra, Juarez Bernardi.

A visita percorreu toda área que será ocupada pelo empreendimento pertencente à empresa Boa Vista do Cadeado Energia, formada pelas participações das cooperativas Ceriluz, detentora de 59% dos ativos, e Coprel, que responde por 41%. Com o objetivo de facilitar a compreensão do processo de geração, a visita iniciou pela área da barragem. No local está sendo feita a recuperação do antigo barramento - de outro empreendimento de geração que existia ali – que além de uma cobertura de concreto vai receber novas comportas para controle de vazão. Na sequência os visitantes conheceram o canal adutor da água, em fase de início das detonações. A etapa seguinte da visita foi o túnel em escavação no local, com aproximadamente 300 metros escavados, de uma extensão total de 618 metros. Por fim, foi observado o local onde será instalada a Casa de Máquinas, também em processo final de escavação da rocha e limpeza do terreno.

No total a usina terá 4,85 Megawatts (MW) de potência instalada e exigirá um investimento de aproximadamente R$27 milhões. A previsão de encerramento é para o segundo semestre de 2020. Ressaltamos que o espaço não está aberto a visitação pública, apenas sob agendamento prévio por grupos organizados, com devido acompanhamento de equipes das empresas responsáveis pelo empreendimento. As solicitações passarão por análise para aprovação.

Mais detalhes no Informativo Ceriluz Além da Energia dessa semana, versão rádio, incluindo entrevistas com os integrantes da comitiva. Acesse aqui. Seguem mais imagens.

Visita CGH Igrejinha 2020 2

Visita CGH Igrejinha 2020 3

Visita CGH Igrejinha 2020 4
Visita CGH Igrejinha 2020 1