CONSULTORIA OFERECE MAPEAMENTO PARA PROPRIEDADES RURAIS

Convenio SebraeA Ceriluz está apoiando o Sebrae em um projeto que visa possibilitar aos produtores rurais da região adequar suas propriedades e dar segurança jurídica em relação às questões ambientais vigentes. Um termo de parceria foi assinado no dia 15 de outubro, pelo vice-presidente da Ceriluz, Valmir Elton Seifert, e pelo gerente do Sebrae Noroeste, Armando Pettinelli, em ato na Casa da Ceriluz, durante a Expoijuí/Fenadi 2019, com a presença de associados da Cooperativa (foto). Por meio da proposta, o Sebrae disponibiliza uma Consultoria de Mapeamento de Propriedades Rurais aos associados da Cooperativa. O trabalho identifica as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e Reservas Legais (RLs), servindo de subsídio, por exemplo, para fazer ou retificar o CAR – Cadastro Ambiental Rural. Segundo levantamentos realizados pela entidade, significativo número de CARs preenchidos vem apresentando incoerências, o que pode trazer dificuldades futuras aos produtores.

A consultoria disponibiliza o levantamento da área das propriedades por voo de drone e a partir dessas imagens elabora um mapa de uso do solo da propriedade para aprimorar o gerenciamento da propriedade e contribuir com o adequado planejamento e manejo dos recursos naturais.

O produtor que aderir receberá um mapa nas versões impressa e eletrônica, onde haverá o detalhamento dos limites da propriedade (perímetro) e das subdivisões, com respectivas áreas (ha), identificação de APPs e de RLs; plantas planimétricas com memorial descritivo das benfeitorias; caracterização das diferentes áreas da propriedade e orientação para planejamento e manejo dos recursos naturais.

O diferencial desse trabalho é que o valor dessa consultoria será 70% subsidiado pelo Sebrae, cabendo ao associado a remuneração de 30% do valor. Para buscar informações, ou mesmo, já aderir à proposta, basta o produtor rural se dirigir às unidades do Sebrae ou fazer contato telefônico com a entidade. No caso específico da unidade de Ijuí o telefone é 3332-6488.