PARCERIA SESCOOP/FECOERGS PROMOVE VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS

Site Viagem aos EUA 1O presidente da Ceriluz e da Federação das Cooperativas de Energia do RS – FECOERGS, Iloir de Pauli, liderou entre os dias 21 e 25 de outubro, uma missão de cooperativas do ramo de infraestrutura para os Estados Unidos, mais especificamente para os estados da Califórnia e Texas, que visitou, respectivamente, empresas do chamado Vale do Silício e cooperativas e concessionárias de energia daquele país. A viagem foi promovida pelo Sescoop/RS, através da Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, no intuito de propiciar uma imersão no ambiente das organizações mais inovadoras e de alta tecnologia no mundo, apresentando o que há de excelência em tecnologia e inovação para cooperativas.

Para o presidente Iloir, foram dois momentos distintos, mas importantes para o grupo, que proporcionaram a oportunidade de mudança na forma de pensar os negócios das cooperativas. “O importante agora é podermos voltar para as nossas cooperativas e, juntamente com os conselhos e colaboradores, avaliar essas experiências que tivemos e desenvolver novas ideias com base nos exemplos vistos nas empresas e cooperativas visitadas”. Para o presidente duas questões chamam a atenção nas empresas visitadas: a inovação e a capacidade de pensar o futuro. “As mudanças estão acontecendo e nós precisamos estar preparados para elas. Ao exemplo do que eles fazem, temos que começar a preparar hoje o que queremos para nossas organizações no futuro, seja no curto ou no longo prazo”, avalia.

A missão foi integrada por 24 integrantes de cooperativas de geração e distribuição de energia, acompanhados pelo coordenador da graduação e professor da ESCOOP, Carlos Alberto Oliveira, pela analista técnica do Sescoop/RS, Valeska Takahashi Ilha, e pelo analista da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Olívio Morato de Oliveira. Representando a cooperativa Ceriluz, além do presidente Iloir, estiveram os engenheiros eletricistas Bráulio Schussler e João Fernando Costa, e os engenheiros civis Juarez Bernardi e Daniel Bittencourt. Dentre os locais que foram visitados pela comitiva gaúcha estiveram a StartSe University, HP Garage, b8TA Store, Amazon Go e a Bandera Electric Cooperative (BEC).

Da mesma forma que com as cooperativas de infraestrutura, o Sescoop/RS promoveu viagens para os demais ramos do cooperativismo, sempre buscando atender as especificidades de cada um dos grupos.

Site Viagem aos EUA 3Comitiva que viajpu aos Estados Unidos, composta por representantes de cooperativas do ramos de infraestrutura.

Site Viagem aos EUA 2Representantes da Ceriluz acompanhados do presidente da BEC Energy, empresa de produção e geração de energia.