CERILUZ INVESTE R$2,2 MILHÕES EM REESTRUTURAÇÃO DE REDE ALIMENTADORA

2019 Rede Cel BarrosQuem se deslocar pela rodovia federal BR 285, no sentido Ijuí/Coronel Barros, pode visualizar à sua esquerda a rede de distribuição de energia que liga os dois municípios. O observador mais atento vai perceber que sua estrutura foi renovada pela Ceriluz com o objetivo de melhorar o fornecimento de energia para os associados já conectados e permitir a expansão do sistema, com a conexão de novas cargas. O alimentador tem aproximadamente 15 km de extensão, se estendendo da Subestação da CEEE, em Ijuí, até a cidade de Coronel Barros, atendendo mais de 2,1 mil famílias associadas. A rede recebeu um investimento de R$ 2,2 milhões, incluindo a substituição/implantação de 297 postes, sete transformadores e 22,1 quilômetros de condutores, considerando a sua rede alimentadora principal e os ramais monofásicos e trifásicos que também foram reformados.

O serviço de reestruturação se estendeu de março de 2018 a julho de 2019 e, conforme o engenheiro eletricista Bráulio Schussler, responsável pela área de distribuição de energia da Ceriluz, fez parte do Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD), que define um cronograma de obras a serem executadas num período de cinco anos. “O Setor de Projetos, juntamente com outras áreas de engenharia da Cooperativa, estão sempre monitorando e detectando pontos que necessitam de atenção especial. Esta obra é um exemplo destes estudos realizados e do cumprimento deste cronograma”, afirma Schussler. Conforme ele, a rede de distribuição que alimentava o município de Coronel Barros já estava apresentando perdas, havendo risco de comprometimento da qualidade da energia para aquela região. A estimativa, com as melhorias realizadas, é que a nova estrutura dê suporte o consumo de energia desse grupo de associados - e novos que possam vir a se instalar - por no mínimo 20 anos.

A estrutura da rede, aliás, já foi preparada para atender grandes consumidores, especialmente àqueles que virem a se instalar na área industrial de Coronel Barros. “É interessante percebermos que a cidade de Coronel Barros se encontra num ponto privilegiado às margens de uma importante rodovia e isto a torna visada para investimentos de empresas. No entanto, um dos primeiros critérios avaliados para que empresas se instalem em determinado local é a disponibilidade e a qualidade da energia elétrica”, avalia o engenheiro eletricista. “Podemos afirmar, com certeza, que além da melhoria na qualidade, o fato de terem sido instalados condutores com maior bitola, aumenta também a disponibilidade, proporcionando tranquilidade para a administração municipal quanto a energia elétrica, no caso de procura por empresas”, garante ele.

Outro aspecto importante da obra foi o uso de uma rede compacta no trecho urbano de Coronel Barros. Trata-se de uma que rede mais cara, mas que apresenta maior segurança aos consumidores, por ser menos suscetível a elementos externos que podem causar curtos-circuitos, como contatos com a vegetação ou animais.

2019 Rede Cel Barros02