HACKATHON UNIJUÍ-CERILUZ: NOVE EQUIPES EM BUSCA DE SOLUÇÕES INOVADORAS

Hackathon Unijuí 1 Teve início na sexta-feira, dia 26 de abril, o evento Hackathon Unijuí-Ceriluz, com a abertura oficial feita pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, e pelo diretor secretário da Ceriluz, Romeu Ângelo de Jesus. O Hackathon é uma competição que propõe o desenvolvimento de protótipos e sistemas que possam ser aplicados no cotidiano de trabalho de empresas e entidades de Ijuí e região. Neste ano a empresa apoiadora é a Ceriluz, e pelo projeto, 45 estudantes de diversas áreas, divididos em nove equipes, estão competindo para elaborar um produto que atenda a demanda apresentada pela Ceriluz na ocasião da abertura. Trata-se de um aplicativo para gestão e acompanhamento em tempo real dos negócios do Grupo Ceriluz, contemplando a geração e a distribuição de energia e o provedor de internet.

 Com as equipes formadas, os grupos participaram, no sábado, dia 27, de oficinas de Modelagem de Negócios, Minimum Viable Product (produto mínimo viável - MVP) e oficinas de pitch. Além disso, os participantes tiveram mentorias nas áreas de negócios, energia, mercado, gestão de pessoas e tecnologia da informação. Também participam das atividades estudantes e professores argentinos, vindos da Universidade Nacional de Missiones - UNAM.

Hackathon Unijuí 2De acordo com o gerente da Agência de Inovação Tecnológica da Unijuí, Maiquel Kelm, a próxima etapa do desafio consiste na auto-organização das equipes para desenvolver e prototipar a solução para o problema apresentado pela Ceriluz. A infraestrutura da Incubadora estará disponível para os participantes buscarem apoio em mentorias, bem como suporte de tecnologia. A grande final do Hackathon Unijuí-Ceriluz acontece no dia 04 de junho durante a Aula Magna dos 30 anos do curso de Ciência da Computação na Unijuí. Participará do evento o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS, Luís Lamb. A equipe vencedora receberá uma premiação de R$ 2.500,00, como incentivo ao negócio, além de uma vaga de pré-incubação na Criatec e a possibilidade de fechar uma parceria com a Ceriluz. 

O Hackathon Unijuí-Ceriluz tem o apoio da AGIT - Agência de Inovação e Tecnologia, CRIATEC - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e curso de Ciência da Computação da Unijuí.