CERILUZ SEDIA EVENTOS DE QUALIFICAÇÃO PROMOVIDOS PELA FECOERGS

padronizaçãofecoergs2019A Ceriluz sediou nessa semana encontro do Programa de Padronização do Sistema de Distribuição de Energia, da FECOERGS – Federação das Cooperativas de Energia, Infraestrutura e Desenvolvimento do RS. Participaram da atividade, nos dias 25 e 26 de abril, engenheiros eletricistas e técnicos das cooperativas filiadas à federação. O objetivo do programa é gerar um modelo único para as atividades do dia a dia das cooperativas, desde a elaboração dos projetos até a operacionalização das redes, considerando critérios técnicos e de segurança.

O engenheiro eletricista, gerente da área de Distribuição da Ceriluz, Bráulio Schussler, na abertura do encontro, ao representar o presidente da Ceriluz e da FECOERGS, Iloir de Pauli, destacou a padronização como primordial para a qualidade da energia que é distribuída pelas cooperativas Permissionárias de Serviço Público, sucesso comprovado pelos resultados do Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC 2018, que apontou a Ceriluz como a melhor distribuidora de energia do Brasil. “Não só a Ceriluz, mas todas as cooperativas de energia do Rio Grande do Sul estão despontando entre as melhores distribuidoras, com índices de satisfação muito bons ou excelentes. Isso é resultado desse trabalho que está sendo realizado hoje e ao longo dos últimos anos, onde os profissionais das Cooperativas discutem propostas para qualificar o atendimento, focando na segurança do colaborador e nas necessidades dos associados”, afirmou.

Além da elaboração dos documentos técnicos, o programa foca no treinamento dos colaboradores. Em 2018, por exemplo, foram investidos mais de 240 mil reais, recursos do SESCOOP/RS, no treinamento e o aperfeiçoamento de mais de 900 profissionais. “Desde 2004 as cooperativas já treinaram e qualificaram 9.942 técnicos, isto faz com que a prestação dos serviços aos associados seja diferenciada e cada vez melhor”, disse o presidente Iloir, na Assembleia Geral Ordinária da FECOERGS, realizada em 11 de abril.

esocialfecoergs2019

Treinamento Esocial - A Ceriluz também sediou nos dias 22 e 23 de abril outro treinamento promovido pela FECOERGS, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/RS, referente ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial. Por meio desse sistema, os empregadores repassam ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. O treinamento envolveu colaboradores dos setores Contábil e Pessoal de cooperativas de infraestrutura, saúde e agropecuária, além de profissionais de escritórios de contabilidade que prestam serviço para cooperativas. O curso foi ministrado pelas contadoras Eliane Gastring e Luciane Lagemann, consultoras credenciadas pelo SESCOOP/RS.