EMPRESA ESPECIALIZADA INICIA PERFURAÇÃO DE TÚNEL NA PCH SEDE II

05.04.2019 - Perfuração tunelTeve início em abril mais uma etapa de trabalho na Obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária, que está ocorrendo na Linha 04 Leste, em Ijuí, de propriedade da Ijuí Centenária Geração SPE Ltda., empresa que integra o Grupo Ceriluz. Começou a perfuração do túnel adutor que vai ligar a barragem à casa de máquinas. A perfuração do túnel teve início pelo lado da Casa de Máquinas, na região próxima a rodovia RS-155. O trabalho está sendo realizado pela empresa Pedra Branca Escavações, do Estado do Paraná, que também trabalhou com a Ceriluz nas obras das PCHs José Barasuol e RS-155. No mês de junho a empresa deve deslocar para Ijuí uma nova equipe que iniciará a perfuração pelo lado oposto do túnel, na região da barragem. Essa equipe perfurará uma extensão de aproximadamente 700 metros e, depois, se deslocará para outra obra com participação da Ceriluz, a CGH Igrejinha, em Boa Vista do Cadeado.

O trabalho acontece de forma ininterrupta, 24 horas por dia, seis dias por semana. A perfuração do túnel é feita mediante o uso de explosivos, por meio de detonações sequenciais, direcionadas, com posterior retirada da rocha solta com o uso de tratores e caminhões. Todo o trabalho é acompanhado por engenheiro de minas, primando pela segurança dos colaboradores envolvidos e da comunidade, gerando o mínimo impacto físico e sonoro. A obra conta com um sismógrafo – aparelho que detecta movimentos no solo – para contribuir no controle destes impactos.

O túnel tem 05 metros de diâmetro, permitindo a circulação das máquinas pesadas. Terá uma extensão de aproximadamente dois quilômetros, alcançando um declive total de 40 metros, o que possibilitará uma capacidade instalada de 07 Megawatts (MW) para a usina. A expectativa da equipe de engenharia envolvida no trabalho é de concluir a construção do túnel em aproximadamente um ano, com entrega da obra prevista para o segundo semestre de 2020.

A obra também já se encontra com aproximadamente 50% da barragem concluída e com o canal de adução escavado. Abaixo, veja algumas fotos do atual estágio do empreendimento.