ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE NOVA RAMADA VISITA PCH RS-155

Visitas Nova ramadaNo dia 05 de dezembro a Ceriluz recebeu na Pequena Central Hidrelétrica PCH RS-155 um grupo de mulheres integrantes da Associação de Senhoras Católicas de Timbozal, do município de Nova Ramada. A comitiva formada por 27 pessoas participou de uma visita orientada na usina, onde recebeu orientações sobre o processo de geração de energia elétrica e os cuidados ambientais naquela usina e nas demais gerenciadas pela Ceriluz.

“A Associação de Senhoras Católicas de Timbozal tem 35 anos de fundação e é com muita alegria que hoje estamos visitando a usina da Ceriluz, onde, pelo que a gente conversou, ninguém ainda tinha vindo visitar. Hoje conseguimos trazer todo o grupo até aqui”, comemora Cleudir Rodrigues, presidenta da associação. Ela destaca que o grupo tinha vontade de conhecer uma vez que muitas crianças e adolescentes, estudantes de Nova Ramada, já haviam realizado visitas com suas escolas, despertando o interesse.

As escolas de Nova Ramada procuram anualmente a Ceriluz com esse objetivo. Neste ano de 2018 compareceram à PCH RS-155 alunos do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental da Escola Dr. Roberto Löw, no dia 29 de agosto, e estudantes do 6º ano da escola Dom Pedro I, no dia 09 de novembro, totalizando mais de 50 participantes.

Ao longo do ano a Cooperativa registrou ainda outras cinco visitas. Estiveram na PCH RS-155 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da escola São Pio X, de Bozano, no dia 28 de março; alunos do 3º ano do ensino médio do Centro de Educação Francisco de Assis (EFA), de Ijuí, no dia 25 de abril; e jovens integrantes do Projeto de Formação Cooperativista da Cooperativa Colônias Unidas, de Obligado, Paraguai, no dia 11 de julho. A PCH José Barasuol recebeu a visita de 21 crianças da 5ª série da Escola Dona Leopoldina, de Ijuí, no dia 29 de novembro, enquanto que a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nilo Bonfanti, de Chiapetta, foi visitada por 25 alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Anchieta, no dia 14 de junho.

As visitas das escolas visam complementar o conteúdo das disciplinas oferecidas aos estudantes nas escolas, principalmente quanto a temas de preservação da água e produção de energia. A inciativa integra o Projeto Atitude Limpa, da Ceriluz, que por sua vez, compõe o programa Além da Energia.