QUALIFICAÇÃO SOBRE SOFTWARES E EQUIPAMENTOS ACONTECEU NA CERILUZ

Trein.EquipamentosFECOERGSA Ceriluz sediou nos dias 26 e 27 de novembro, treinamento envolvendo representantes das cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural do RS – FECOERGS. Estiveram em Ijuí engenheiros eletricistas da Coprel, de Ibirubá, da Certhil, de Três de Maio, da Cermissões, de Caibaté, da Cooperluz, de Santa Rosa e da Creluz, de Pinhal. O treinamento, que é realizado anualmente, tem o objetivo de apresentar atualizações e novidades sobre equipamentos e softwares voltados à qualificação das redes de distribuição. Nesse ano, especificamente, tratou-se de um sistema para Controle Automático para Bancos de Capacitores e de um software para estudo e proteção do sistema elétrico.

O Controle de Bancos de Capacitores CBC 8000 é projetado especificamente para aplicação em redes de distribuição de energia elétrica, com alta flexibilidade de funções, permitindo o controle do banco de capacitores por tensão, corrente, potência reativa, temperatura, tempo ou uma combinação destas medições. Cada controle é uma solução de baixo investimento comparado ao seu resultado de melhoria na qualidade do fornecimento de energia.

Já o Software CYMTCC aborda a proteção contra sobrecorrente temporizada para sistemas de energia industrial, comercial e de distribuição. Possui um extenso banco de dados de mais de 15 mil dispositivos de proteção de mais de 100 fabricantes diferentes o que possibilita a produção de gráficos de curvas de tempo-corrente e relatórios de configurações dos dispositivos. Ele também possui várias ferramentas e relatórios que auxiliam no estudo de coordenação e seletividade, proporcionando maior proteção, rendimento e continuidade ao fornecimento de energia elétrica, aumentando desta forma a confiabilidade e estabilidade do sistema elétrico.

O treinamento foi ministrado pelo engenheiro eletricista André Helebrando, da EATON, empresa especializada no fornecimento de componentes e sistemas elétricos, hidráulicos, automotivos e aeronáuticos.