MORADORES PRÓXIMOS DA PCH SEDE II ESCLARECEM DÚVIDAS SOBRE OBRA

Ass.Ambiental PCH Sede IIsiteA empresa Ijuí Centenária Geração SPE Ltda., que integra o Grupo Ceriluz e é responsável pela PCH Sede II Centenária, em Ijuí, promoveu no dia 07 de novembro, junto com a Impacto Assessoria Ambiental, o primeiro encontro com moradores do entorno do empreendimento. Desta vez os beneficiados foram os moradores da Linha 04 Leste, que aproveitaram a presença de diretores e engenheiros da Cooperativa para debater as ações socioambientais que estão sendo realizadas no local. Um expressivo número de moradores compareceu e apresentou suas dúvidas sobre o andamento do empreendimento, que está sendo construído próximo à sede da comunidade.

A bióloga Elis Regina Rodighero, da Impacto Assessoria Ambiental, explicou que são 16 diferentes estudos ambientais em andamento, incluindo a identificação das espécies vegetais nativas do local para posterior reposição; a análise da qualidade da água do rio Potiribu; a coleta de peixes, com a devida autorização do órgão ambiental; e o monitoramento da fauna terrestre, incluindo mamíferos, aves e répteis. Elis explica que todos os animais são capturados, identificados e, depois, soltos novamente na natureza. “Isso é para saber se a obra está interferindo no habitat dos animais da região, se eles vão continuar habitando os locais ou se vão buscar outro local para se refugiar”, afirma. Ela explica que todos estes estudos são necessários para a obtenção das licenças da obra, como a Licença de Instalação, que a empresa já possui, e posteriormente, a Licença de Operação. Ouça a entrevista completa com a bióloga acessando aqui.

Entre os presentes no encontro esteve Lenir Weber, que reside ao lado do canteiro de obras. “Este encontro foi muito proveitoso porque serviu para tirar dúvidas que estavam nos preocupando, a respeito do procedimento que está acontecendo. Mas hoje estou tranquila e posso dizer à comunidade ijuiense e principalmente, à comunidade da Linha 04 Leste, que vai ser algo muito importante pra nós e para a Ceriluz”, comentou.

Representando a direção da Ceriluz estavam Sandro Lorenzoni e Romeu de Jesus, acompanhados do engenheiro eletricista João Fernando Costa e o técnico ambiental Ronaldo Wiersinski.