CERMOFUL-SC BUSCA NA CERILUZ REFERÊNCIAS PARA PROJETOS SOCIAIS

Visita CermofulA Ceriluz recebeu nos dias 18 e 19 de outubro visita de representantes da Cooperativa Fumacense de Eletricidade - Cermoful, de Morro da Fumaça, Santa Catarina. Estiveram em Ijuí o presidente da cooperativa catarinense Ricardo Bittencourt, o gerente administrativo José Eduardo Lima, o engenheiro eletricista Junior Forcelini e o jornalista Fernando Militão. Além de prestigiarem o ato de inauguração da nova sede da Ceriluz, no dia 18, no dia seguinte participaram de visita orientada nas Pequenas Centrais Hidrelétricas RS-155, em operação desde 2012, e Sede II Centenária, atualmente em obras na Linha 04 Leste, em Ijuí (foto).

O objetivo principal da visita, contudo, foi conhecer o trabalho social desenvolvido pela Ceriluz. Foram apresentados detalhes sobre o Programa Além da Energia que, entre outros projetos, inclui os encontros de comunidade, o plano de saúde, o seguro residencial, o auxílio funeral e as ações com crianças e jovens, especialmente com atividades desenvolvidas junto às usinas e escolas. A intenção do grupo foi buscar experiências para implantar em sua cooperativa, com a finalidade de aproximar os associados da Cermoful. “Nós fizemos uma análise preliminar e vimos que nós precisamos fazer uma aproximação maior com nossos associados e viemos atrás de algumas referências. Uma visita é muito importante para se identificar o que se faz de melhor nas outras cooperativas e foi assim que decidimos vir à Ceriluz”, explica o gerente administrativo José Eduardo Lima. Já o presidente da Cermoful, Ricardo Bittencourt, salientou sua boa impressão quanto aos projetos de geração de energia. “A nossa cooperativa foi regulamentada em 2010, já passamos pela segunda revisão tarifária, nosso associado já entendeu o caminho que teve que tomar a cooperativa e nós temos que, agora, nos programar para futuramente também trabalhar com geração de energia. Vindo aqui vimos que a geração é um grande negócio para o setor de cooperativismo do sistema elétrico”, avaliou.

Em 2010 a CERMOFUL foi enquadrada como permissionária de serviço público de energia elétrica, após celebração de contrato com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que estabeleceu regras a respeito de tarifa, regularidade, segurança e qualidade dos serviços e do atendimento prestado aos consumidores. Atualmente ela conta com mais de 13.300 associados e atende seis municípios da região de Criciúma.