CERILUZ LANÇA OBRA DA PCH SEDE II EM EVENTO NA EXPOIJUÍ 2018

lanc.PCH Sede IINa tarde de sábado, 13 de outubro, a Ceriluz realizou evento na Expoijuí/Fenadi com o objetivo de fazer o lançamento oficial da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária, usina cuja obra já está em andamento no leito do rio Potiribu, na Linha 04 Leste, em Ijuí. Participaram do encontro realizado na Casa Ceriluz, no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann, lideranças regionais, entre elas, prefeitos, representantes sindicais, de cooperativas, autoridades da feira, conselheiros da Ceriluz e associados. Na ocasião foi descerrada uma placa simbolizando a Pedra Fundamental da usina, cuja previsão de encerramento das obras é início de 2020.

lanc.PCH Sede II2Outro ato simbólico foi a assinatura do contrato de financiamento da usina junto ao BNDS/BRDE, num total de R$20 milhões, pelo presidente Iloir de Pauli e o diretor secretário Sandro Lorenzoni. O presidente Iloir de Pauli apresentou detalhes do projeto aos presentes e lembrou que ela representará muito para a economia do município de Ijuí e região, gerando empregos e resultados econômicos diretos. Esta usina terá uma capacidade instalada de 07 Megawatts (MW) e, além dos investimentos na infraestrutura física, estão sendo aplicados recursos com o objetivo de preservar o patrimônio histórico local, com a reforma de duas casas antigas ali localizadas e ainda o prédio do antigo Moinho Waslawick e os seus equipamentos. Como o projeto define a desativação da Usina Velha, do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI), a Ceriluz ainda assumiu, como contrapartida, a recuperação de prédios históricos localizadas na área daquela PCH, que completará 100 anos em 2023.

Além do lançamento oficial da PCH, o evento abriu oficialmente a nova Casa Ceriluz, uma vez que a partir desse ano a Cooperativa está atendendo em novo endereço no Parque de Exposições de Ijuí. A nova casa disponibiliza mais espaço para os visitantes e foi estruturada com o objetivo de acolher melhor os associados, parceiros de negócios e demais visitantes, apresentando as potencialidades da Cooperativa e seus investimentos.