JOVENS PARAGUAIOS CONHECEM MODELO DE COOPERATIVAS DE INFRAESTRUTURA

visparag2018Um grupo de 15 jovens integrantes do Comitê de Educação da Cooperativa Colônias Unidas, de Obligado, Paraguai, esteve na Ceriluz na manhã do dia 11 de julho, onde teve a oportunidade de conhecer o modelo cooperativista de infraestrutura. O grupo foi recebido na sede da Ceriluz, em Ijuí, onde foram apresentadas informações sobre a Cooperativa, sua história e atual infraestrutura, nas áreas de geração, distribuição e de telecomunicações, em que está se consolidando pela implantação das redes de fibra óptica para disponibilização de internet de qualidade aos associados. O momento foi reservado para questionamentos por parte dos estudantes para diretores e colaboradores da Ceriluz, de forma que estes pudessem tirar dúvidas sobre o cooperativismo de infraestrutura e o sistema elétrico brasileiro.

Após as atividades na sede da Ceriluz, o grupo partiu para uma visita técnica na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) RS-155, localizada na comunidade de Santana em Ijuí. Segundo relatos dos estudantes, o modelo de pequenas centrais geradoras não é comum no Paraguai, uma vez que praticamente toda a sua demanda de energia é suprida por duas usinas binacionais: a Itaipú, construída no Rio Paraná, em parceria com o Brasil, e a Jaciretá, também no rio Paraná, esta construída de forma conjunta com a Argentina. Apesar de não haver grandes dificuldades de oferta de energia, os jovens expuseram problemas de abastecimento, por inconsistências no sistema de distribuição, especialmente em horários de pico e em períodos de temporais.

Os jovens puderam conhecer todo o processo de geração de energia da PCH, visitando barragem, minicentral e Casa de Máquinas principal.