PROJETO ORIENTA ESTUDANTES SOBRE SEGURANÇA E CONSUMO DE ENERGIA

EnergiaamigaSITE 3A Ceriluz é parceira do Projeto Energia Amiga, iniciativa coordenada pelo curso de engenharia elétrica da Unijuí e que consiste em disseminar conhecimento sobre os conceitos da eletricidade, consumo consciente e o uso seguro das instalações elétricas. O projeto se volta para escolas de ensino fundamental do município de Ijuí, alcançando principalmente estudantes dos terceiros e nonos anos do ensino fundamental. Inicialmente estão sendo realizadas palestras, ministradas pela professora do curso de engenharia elétrica Caroline Raduns, que têm o objetivo de aproximar os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária dos alunos e seus familiares.

Ao todo serão beneficiadas 18 escolas, municipais e estaduais. Além das orientações em sala de aula, para demonstrar seu aprendizado, posteriormente os alunos participarão de um concurso de desenho e redação, abordando o tema do projeto, cuja construção se deu em sala de aula. O concurso irá premiar os melhores trabalhos, recebendo premiação o aluno, o professor e a escola. Os alunos vencedores da etapa regional participarão da etapa nacional promovida pela ABRACOPEL - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.

Energiaamiga 2SITEA coordenadora do programa, professora Caroline Raduns, salienta o fato do projeto ir até as escolas, não só urbanas, mas também rurais. “Nós conseguimos nesse projeto fazer o transporte desse material e estas atividades até às escolas, e isso também permite abordar experiências locais, informações sobre o dia a dia deles e como isso se contextualiza em relação às instalações elétricas”. A diretora da escola Madre Stanislá, de Alto da União, considera de suma importância a interação da escola com a sociedade, o que dá um real significado ao saber pedagógico. “A gente considera que dessa forma conseguimos tornar os alunos protagonistas, eles se tornam cidadãos, sujeitos ativos, na sua proteção e na proteção do ambiente”.

O engenheiro eletricista da Ceriluz, Bráulio Schussler, destaca que a energia está presente no nosso cotidiano e, sendo assim, é fundamental conhece-la melhor para evitar riscos. “É praticamente impossível nos vermos em qualquer situação sem que de alguma forma a eletricidade esteja presente, sendo assim, é de suma importância que a conheçamos e compreendamos um pouco melhor, que a valorizemos e acima de tudo a utilizemos de forma consciente”, afirma. Além da Ceriluz e da Abracopel, apoiam a iniciativa o Conselho de Consumidores do Departamento Municipal de Energia de Ijuí - DEMEI, A 36a Coordenadoria de Educação – CRE/RS, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-RS.

Saiba mais ouvindo o Informativo Ceriluz Além da Energia da última semana.